Não há dúvida que as fases da lua têm um efeito sobre a mente, na verdade, a Lua tem influenciado a vida e a mente do homem desde o início dos tempos. Os homens das cavernas pensavam que a lua era um Deus sendo retratada em muitas pinturas rupestres. Muitas culturas através dos séculos acreditam que a lua tem um grande poder. Ainda hoje, muitas religiões adoram a Lua. Os Astrólogos atribuem grande importância para os ciclos da lua, pois a força gravitacional que exerce sobre a Terra pressiona as camadas interiores dela e, desta forma, atua nos líquidos e nas águas, ocorrendo o mesmo com o interior do ser humano, principalmente em seu sono.
O sono clinicamente é ainda uma entidade desconhecida, que ocupa uma parte significativa da nossa existência. É, sem dúvida, uma necessidade fisiológica como comer, beber e respirar. É muito complexo, mas é necessário existir para a sobrevivência, sua causa é biológica, pois faz parte de nosso “ciclo biológico”. Sua característica é individual, pois funciona de maneira diferente entre as pessoas de acordo com sua necessidade, é um fenômeno fundamental para a 'arrumação' de todos os processos sensoriais e de automatismos que complementam a atividade de vigília durante o dia. O sono tem uma ciclicidade e é constituído por cinco fases distintas. No início do sono passamos pelas quatro primeiras etapas de sono de ondas lentas, que vai aumentando de profundidade de fase para fase, até chegarmos à fase REM, dos movimentos oculares rápidos. Durante a noite, num sono de sete, oito horas de duração, este ciclo repete-se quatro a seis vezes. Mas o sono não fica restrito há uma necessidade física, pois é também uma necessidade espiritual. O homem é composto de quatro partes densas, através das quais ele interage com a vida material: -Corpo Físico – denso, -Corpo Etérico – vital, - Corpo Emocional – dos desejos, - Corpo Mental – freio dos impulsos. No estado de vigília este homem faz estes corpos, ficarem presos dentro do mesmo espaço, numa espécie de nuvem ovalada que envolve totalmente o corpo visível, desde a cabeça até os pés. Com o descanso do corpo físico a Alma pode ter sua liberdade para elevar-se ao mundo espiritual, receber mais energia de vida e retornar ao corpo pela manhã, quando então despertamos. Nossa consciência do corpo está ligada a ao nosso mundo físico, quando dormimos, nos desconectamos para uma dimensão cuja consciência é a de receber para compartilhar. Quando a pessoa desperta de manhã é o ego, a consciência do corpo que desperta: imediatamente quer se alimentar, receber, possuir. Todo esse processo de absorver coisas é importante para a consciência do corpo, mas precisamos saber que também existe a consciência da Alma, e que essas duas forças são conflitantes quando despertamos. Se a pessoa usa somente a consciência do corpo, desejo de receber só para si durante o dia todo, ela está recebendo muita Luz, muita energia, mas não faz restrição, não compartilha a energia que recebeu (compartilhar refere-se a tudo, amor, paciência, bens materiais, etc.). Ao longo do tempo a Alma vai ficando cansada, aprisionada pelas energias negativas do corpo e já não consegue se desconectar para entrar nesta outra dimensão de energia e se reabastecer. Aí a pessoa pode dormir o quanto quiser e sempre estará cansada. Por isso, quando aprendemos a respeito do processo da vida e o compreendemos, entendemos que a Alma anseia por receber a Luz do Mundo Infinito. Devemos ter em mente quando acordamos e observamos o mundo: o que queremos fazer hoje? Esse livre arbítrio nos é oferecido toda manhã.
A Lua pode afetar esta ciclicidade do sono, trazendo vários distúrbios como a insônia e o sonambulismo, que resulta no cansaço físico, afeta o humor e reduz a atividade cerebral. Afeta de forma diferente em cada signo:
Áries – o sono é inquieto e agitado, durma com o quarto arejado, com poucas roupas e poucas cobertas para sentir-se livre.
Touro – o sono é relaxante, principalmente se fizer uma alimentação gostosa antes de dormir e manter o quarto em perfeita ordem e beleza visual.
Gêmeos – o sono é inquieto e interrompido, pois a atividade mental não cessa, ou seja, a mente não se esvazia e sua criatividade aflora fazendo com que tenha mil idéias e não se defina por nada, dorme melhor durante o dia.
Câncer – sono relaxante e confortante desde que esteja bem alimentado antes de dormir e sob cobertas quentes e macias, dormir é seu hobby preferido.
Leão – sono relaxante desde que esteja bem alimentado, sem preocupações e com o quarto decorado como deseja, bem como, roupas de cama e para dormir, faz de seu sono um reinado.
Virgem – só tem um sono perfeito se tudo ao seu redor estiver organizado, se a alimentação foi feita em horário certo de acordo com sua necessidade física. Ao contrário indisposições estomacais não o deixam dormir.
Libra – o sono perfeito só ocorrerá no momento em que cumprir todos os rituais de exigências para relaxar, como olhar a sua volta e ver que tudo está perfeito para uma noite mágica. Qualquer preocupação lhe deixa alerta e sem sono.
Escorpião – sono profundo e reparador desde que seus problemas sejam resolvidos, anteriormente, caso contrário, a insônia lhe fará companhia.
Sagitário - sono inquieto se estiver preso aos problemas cotidianos. Necessita se sentir livre, sem amarras e exausto para completar seu sono.
Capricórnio – A quietude de seu sono depende de como resolveu os problemas cotidianos, se o saldo foi positivo o sono será reparador, caso contrário busque ajuda em uma musica relaxante.
Aquário – sono inquieto e interrompido por ter um sono leve, faça exercícios respiratórios e mantenha-se em silêncio para obter o repouso.
Peixes – o sono é um hobby, nem bem está acordado e já está pensando em dormir novamente e entrega-se ao mesmo de corpo e alma, mas no sentido de fugir dos problemas que lhe rodeiam.

verita
Enviado por verita em 19/10/2011
Código do texto: T3286153
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.