Nossas emoções estão ligadas as sensações corporais que o homem  experimenta diante de situações específicas e podem variar de intensidade em uma escala de sutil a forte, elas fazem parte de nós e se dividem em quatro aspectos básicos: raiva, medo, tristeza, alegria.
É necessário que o homem aprenda a diagnosticar qual desses aspectos ou qual a combinação destes aspectos está afetando seu Plano Emocional  pois reconhecendo a causa, aprende que seu equilíbrio é fundamental para sua existência. Quando criança, ao ser percebido pelos pais um descontrole emocional deve ser de imediato tratado, pois quando adulto torna-se mais difícil a cura, até porque é necessário vencer dois desafios, o primeiro a consciência que necessita de ajuda e o segundo alterar sua escala de valores afetivos. 
As emoções agem como um turbilhão e são expressas na maioria das vezes, sem controle e até mesmo, por instinto. Todas as emoções, positivas (agradáveis) ou negativas (desagradáveis), acarretam reações fisiológicas. A sensação de medo ou raiva (negativa) aumenta a adrenalina e o coração dispara e a sensação de alegria (positiva), produz no corpo mais endorfinas que trazem o bem estar.
As tarefas diárias oscilam o temperamento e as emoções tornando-as positivas ou negativas, mas quando as negativas ocorrem é sinal de falta de equilíbrio e controle, neste momento pare, pense, identifique o problema e aprenderá a conhecer a si mesmo. Enfrente seus desafios, desta forma você crescerá e terá uma vida emocional saudável resultando na harmonia entre as pessoas que fazem parte de suas atividades diárias.

verita
Enviado por verita em 26/10/2011
Reeditado em 07/11/2011
Código do texto: T3298475
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.