Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Uma homenagem mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Importância da Data
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.
A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.
Mas, o preconceito e a discriminação,  se mantém até hoje em nosso País. E, uma das provas mais vergonhosas é a cota de vagas para “negros” cursar a Universidade. Muitas vezes me pergunto, a inteligência tem cor? A Alma tem cor?
Os negros não podem se escravizar novamente aceitando normas absurdas e oportunidades condicionadas, pois uma das bases fundamentais dos direitos humanos é que todos os seres nascem livres e iguais em dignidade e direitos, a discriminação e perseguição com base na raça ou etnia são claras violações desse princípio.
Hoje, a História se repete, pois antigamente os negros quando se revoltavam em busca de uma vida digna, formavam os famosos Quilombos, onde tinham a liberdade de escolhas para sua vida, incluindo a religiosa. Hoje, as senzalas são os cárceres, as ofensas verbais são os chicotes,  o Pelourinho são os atos discriminatórios e, a carta de alforria é simbolizada por um Diploma Universitário.

verita
Enviado por verita em 20/11/2011
Código do texto: T3345674
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.