Nasce o Samba

Nosso samba surgiu no início do século XX, foi um gênero musical de relevante importância como instrumento de identificação étnico-cultural. Este ritmo foi criado por ex-escravos marginalizados surgindo em nosso País como forma de expressão da cultura negra e rompeu barreiras, apesar de todo o cerceamento imposto.
Este movimento foi usado pelo Governista, Getúlio Vargas, para divulgar sua ideologia, unindo o samba e a política. Como sempre, os governos utilizam a arte para a manipulação do povo. O samba se revestia de “malandro”, o que o governo não aceitava, pois fugia aos parâmetros do crescimento do País. Mas, o samba venceu, o malandro se impôs, o boêmio cantou e aí está, o samba trazendo ao País alegria e ao povo injustiçado, a fantasia de ludibriar a vida. Criou corpo, forma, colorido, cativou os mais conservadores e serve de cartão postal ao Exterior.

O primeiro samba gravado no Brasil foi  "Pelo Telefone", no ano de 1917, cantado por Baiano. A letra deste samba foi escrita por Mauro de Almeida  e Donga.

“O chefe da folia pelo telefone manda lhe avisar
Que com alegria não se questione para se brincar
O chefe da polícia pelo telefone manda lhe avisar
Que na Carioca tem uma roleta para se brincar
Deixa as mágoas para trás ó rapaz
Fica triste se é capaz, e verás
Tomara que tu apanhes
Pra nunca mais fazer isso
Tirar o amor dos outros
E depois fazer feitiço 
Ai se a rolinha (Sinhô, sinhô)
Se embaraçou (Sinhô, sinhô)
É que a avezinha (Sinhô, sinhô)
Nunca sambou (Sinhô, sinhô)
Porque este samba (Sinhô, sinhô)
De arrepiar (Sinhô, sinhô)
Põe perna bamba (Sinhô, sinhô)
E faz chorar ”

verita
Enviado por verita em 02/12/2011
Código do texto: T3368228
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.