A música de Marissol

Wilson Correia

Shopenhauer disse que “A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende”. Nietzsche complementou afirmando que “Sem música, a vida seria um erro”.

Assim, a música seria uma filosofia do acerto. Ela refina o espírito para a sabedoria, essa de que a vida necessita para ter alegria, sentido, brilho, dignidade e valor. A música é uma mestra de cujas mãos não deveríamos largar.

Claro que nossa fagulha de razão, essa que pouco compreende, não é o bastante para se entender a filosofia que a música faz. Só podemos compreender a música se conjugarmos instinto e consciência, sentimento e racionalidade, espírito e emoção.

Talvez seja por isso que a razão sozinha não dê conta de toda a semântica que uma música pode encerrar em seu conteúdo filosófico. Nossa razão ocidental parece ter sido aprisionada pela lógica crua dos raciocínios entrelaçados.

A música nos desafia para o sentido aberto, plural. Esse que se compreende sem se compreender plenamente. Que nos lança nos limites do significado, do discursivo, do raciocínio de núcleo duro e congelado.

Por ser vida, música é calor. Sístole e diástole. Pulsação. A vida mesma emoldurada em um belo cujo suporte é nossa capacidade perceptiva. É a estética que alcança a beleza, mas que não se reduz a ela, apresentando-nos o poder de vivenciarmos a nossa própria transformação pelo sentir.

Em tempos de descartáveis musicais e de sonoridades agressivas, de músicas venais e que mais nos embrutecem do que nos educam, deparo com a música de Jacqueline Marissol.

Estudante no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Marissol é essa educadora em carreira solo, correndo por fora dos ritos oficiais da academia.

Ela nos ensina a razão pela qual ainda vale a pena investir em uma expressão cultural que foge dos lugares-comuns dos cifrões, das “harmonias” simplórias, dos “ritmos” alucinados e das “melodias” profundamente irritantes para nossos ouvidos e sensibilidade.

Marissol é um talento, uma excelência, um encanto. Fico sempre alegre por poder ouvi-la.

Azul é uma dessas suas canções. Pode ser ouvida aqui http://youtu.be/f4GyS9ZNc1I.