Muita gente gostou! Que cultura é essa???

Estive visitando, nesta tarde, em companhia da minha filha adolescente beirando os 18 anos, uma livraria de renome aqui no Recife.

Até aí nada demais. É um programa indispensável, prazeroso e corriqueiro que curtimos fazer.

Assim como sou fã de leituras das mais variadas possíveis, a minha 'cria' segue esta trilha e acho altamente salutar.

Adentramos naquele recinto, e tratei de ir direto aos lançamentos, os últimos mais vendidos, departamento de cds, livros de Direito, Economia, Psicologia, etc...

Ao ver tantos livros juntos, não é exagero afirmar que fico como uma criança diante de um pacote de pirulitos coloridos!!!

Só que, no decorrer desta semana, lembrei-me que tive a oportunidade de ler uma matéria num jornal de grande circulação acerca do lançamento estupendo de um livro à nível mundial.

Ora, tratando-se de livros, fiquei mais que curiosa para saber quem eram os autores, de onde surgiram, que tipo de literatura eles estavam compartilhando com o mundo, etc e tal.

Ao ir lendo a matéria, fui ficando triste, triste e mais triste...

Decepcionada mesmo!

É um livro incluído na categoria de romances, mas que o foco dele enaltece o sadomasoquismo, a sensualidade 'excessiva', traição e outros troços que prefiro emudecer!

A matéria revelava que este livro virou febre em vários países, mormente onde foi lançado!

Sem excesso de puritanismo, nem de frescuras, constatei que nossa cultura mundial está mudando, ah isto está e muito!!! E prá pior!!!

Lastimável!

Na conceituada e tradicional livraria que dirigi-me hoje, notei que num lugar de destaque estavam aqueles exemplares disponíveis à espera de leitores e, quem sabe, compradores.

Curiosa e antenada que sou, sentei num banquinho próximo e fiquei observando quem seriam os adquirentes ou curiosos em dar uma olhadela naqueles livros.

Observei, observei, mas, para minha surpresa, surpresa mesmo, pelo menos o tempo que gastei investigando discretamente as pessoas, ninguém se deu ao trabalho de abrir um exemplar sequer!

Pensei comigo mesma: Ou a notícia é muito nova aqui no Recife ou o público presente é mais culto do que eu imagino! Felicidade total!

Respirei aliviada, fui até lá, peguei um exemplar, exibi-o para minha filha e narrei a essência daquele livro e de como eu ficara estarrecida com a explosão de vendas de uma literatura naquele estilo.

Chata de carteirinha que sou, orientei-a de forma amorosa e prudente a nem ter curiosidades com certas explosões literárias mundiais, pois nem tudo o que é sucesso é recomendável.

Findo, portanto, minha crítica ao referido livro, e aproveito a ocasião para deixar uma reflexão para você, caro leitor: Como vão suas escolhas literárias? Você filtra o que os seus olhos degustarão?

Contos e Encantos
Enviado por Contos e Encantos em 11/08/2012
Código do texto: T3825885
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.