5º PAJEÚ EM POESIA – UM ESPETÁCULO COM “E” MAIÚSCULO

O Pajeú em poesia, grande confraternização da poesia regional realizado em Afogados da Ingazeira – PE, e organizado pelo poeta e produtor cultural Alexandre Morais, é sem dúvidas um evento que representa o melhor da poesia nordestina e veio para ficar na história da cultura pernambucana.

Formado por poetas declamadores, cordelistas, glosadores e repentistas, o 5º Pajeú em poesia, que aconteceu no dia 25/12/2012, fez uma homenagem ao poeta repentista João Paraibano, o violeiro que melhor canta as coisas do sertão, segundo a maioria dos repentistas e apologistas.

O 5º Pajeú em Poesia contou com a participação de mais de cinquenta poetas de várias vertentes e diversas regiões do estado, predominando os da região do Pajeú, o berço imortal da poesia. O mestre Dedé Monteiro coordenou a Mesa de Glosas e o poeta Genildo Santana foi o apresentador dos poetas declamadores.

A festa começou com o recital, que teve a participação de poetas de renome, como o mestre Chico Pedrosa e diversos declamadores já conhecidos do público apologista, entre esses, Isabely Moreira, Vinícius Gregório, Thyelle Dias, Luna Vitrolira, Kerlle de Magalhães, Paulo Monteiro, Thiago Monteiro, Erivoneide Amaral, Wellington Rocha, Elenilda Amaral, Pepita Lins, Dayane Rocha, Mariana Véras, Idalina, Danyela Cristovão, Natália Rocha, Galdêncio Pereira e Júnior Cordel.

Eu tive a felicidade de declamar em parceria com o poeta Zé de Mariano, de Tabira, o que me deu muito honra.

ns dos destaques do recital foram as declamações dos pequenos poetas João Victor e Samuel Gomes, de 9 e 8 anos de idade. Samuel, da cidade de Tuparetama, encantou a plateia declamando com segurança e beleza como se fosse um experiente poeta. João Victor e Samuel demonstraram que a poesia do Pajeú continua viva e nunca morrerá como pensam alguns desinformados. Esses grandes poetas provaram que o Pajeú permanece firme, forte e resistente como uma região produtora de poetas glosadores, repentistas e improvisadores, tanto homens quanto mulheres, e principalmente jovens.

Outros momentos de grandes emoções foram o reencontro do poeta Wellington Rocha com sua filha e a emocionada declamação do poeta Gustavo Enio, filho do saudoso poeta Beijo.

Logo após, ocorreu a Mesa de Glosas, com a participação dos seguintes poetas improvisadores: Alexandre Morais (Afogados da Ingazeira), Adeval Soares (Tabira), Clécio Rimas (Serra Talhada), Henrique Brandão (Serra Talhada), Genildo Santana (Tabira), Genildo Pitu (Tabira), Zé Adalberto (Itapetim), Gonga Monteiro (Tabira), Marcos Freire (Itapetim) e Lima Júnior (São José do Egito).

Em seguida houve uma cantoria de viola, em homenagem ao repentista João Paraibano, com a participação de dez grandes repentistas, dentre eles Diomedes Mariano, Zé Carlos do Pajeú e George Alves. No final, o próprio João Paraibano cantou em parceria com Sebastião Dias (atual prefeito de Tabira) seu principal parceiro em seus quarenta anos de carreira, os quais arrancaram bastantes aplausos da plateia.

Além de contar com uma enorme plateia, acredito que esse foi o maior evento da poesia pernambucana em 2012, organizado pelo poeta Alexandre Morais, que contou com o apoio do Programa Mais Cultura, Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal e, estranhamente, não vimos a presença das emissoras de rádio e televisão do estado de Pernambuco, para registrar e divulgar esse momento imperdível da poesia nordestina, não entendi porque!