Tente outra vez...

TENTE OUTRA VEZ...

O célebre Raul Seixas († 1989), poeta, músico, compositor e satirista, nos deixou várias músicas inesquecíveis, entre elas “Tente outra vez”, onde ele enfatiza a necessidade imperiosa de nunca desistir: “Veja! Não diga que a canção está perdida/Tenha fé em Deus//Tenha fé na vida/Tente outra vez!...” No fim ele repete o mote, ao recomendar “você tem dois pés para cruzar a ponte (...) Tente/E não diga que a vitória está perdida/Se é de batalhas que se vive a vida/Tente outra vez”.

Trata-se de uma magistral lição de perseverança do “Maluco Beleza” que indica que a pessoa jamais deve desistir, mas continuar sempre em busca de seus ideais. Nessas mesmas águas, Frank Sinatra cantou o Let me try again (deixe-me tentar de novo) e let me try once more (deixe-me tentar mais uma vez...)

A ordem é perseverar... Nada na vida se conquista sem luta, sem tenacidade e sem aquela busca da vitória. As dificuldades estão aí para serem superadas. Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional. Ou se aceita a derrota ou se vai em busca da superação. É tudo questão de escolha de cada um. A vida, a cada momento, nos apresenta crises e desafios. É preciso identificar essas variáveis e criar estratégias para superá-las.

O fato é que sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promover soluções, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. A palavra crise, a despeito da conotação negativa que muitos dão a ela, traz consigo um valor salutar, uma vez que, ao invés de apontar para o caos, mostra o caminho para a solução, pois crise, no grego é ocasião para reflexão, instância apropriada para o julgamento. Quem enfrenta as crises com inteligência, confiança e determinação, sai sempre fortalecido delas. Na verdade, toda crise traz consigo um problema e uma solução.

Na história americana, temos o vulto notável de Abraham Lincoln († 1865). Ele veio de uma família humilde, lutou com dificuldade para ascender socialmente, Foi candidato quatro vezes à Presidência da República e nas quatro foi derrotado. Qualquer um de nós teria desistido. Pois ele não. Insistiu, tentou e na quinta vez conseguiu se eleger, tornando-se uma das maiores figuras da história americana. Lincoln foi o 16º presidente dos Estados Unidos.

Na mitologia grega a figura de Sísifo aponta para um indivíduo persistente. Ele foi condenado pelos deuses a rolar uma grande pedra com suas mãos até o cume de uma montanha, sendo que toda vez que ele estava quase alcançando o topo, a pedra rolava novamente montanha abaixo até o ponto de partida. Sísifo nunca desistiu. O trabalho de Sísifo é paradigma de persistência.

Enquanto o covarde nunca começa, o fracassado nunca termina e o vencedor nunca desiste. Está aí a diferença entre sucesso e derrota.