OS GRANDES HOMENS QUE SE DESTACARAM NA HISTÓRIA CULTURAL DA GRÉCIA

OS GRANDES HOMENS QUE SE DESTACARAM NA HISTÓRIA CULTURAL DA GRÉCIA

Por: ANTONIO PAIVA RODRIGUES

Muitos estudiosos afirmam ser os filósofos gregos os primeiros a surgirem no mundo. No período conhecido como arcaico nas colônias gregas. No entanto, apesar da importância desses filósofos para a humanidade, jamais podemos esquecer a importância de vários sábios que viveram na mesma época , mas em outros lugares. A consciência mítica abrange os períodos que vão até o século II a.C. A Civilização micênica que vai dos séculos XX a XII a.C., desenvolveu-se desde o início do segundo milênio a.C., recebe esse nome pela importância da cidade de Micenas, de onde, por volta de 1250 a.C., partiram Agamêmnon , Aquiles e Ulisses para sitiar e conquistar Tróia. Os tempos homéricos vão desde os séculos XII a VIII a.C., na transição de um mundo essencialmente rural, os senhores enriquecidos formaram a aristocracia proprietária de terras, que fez recrudescer o sistema escravista.

Foi nesse período que teria vivido Homero ou seja, nos séculos IX ou VIII a.C., essa data não é uma certeza são apenas suposições históricas. O período arcaico vai dos séculos VII ao VI a.C., com a formação das cidades-estados que são as póleis, onde aconteceram grandes alterações sociais e políticas, bem como o desenvolvimento do comércio e a expansão da colonização grega. No começo desse período teria vivido Hesíodo. Já no final do século VII e no decorrer do século VI a.C., surgiram os primeiros filósofos. Foram períodos muito importantes para a cultura grega e do mundo o surgimento desses filósofos. Já no período Clássico que vai dos séculos V ao IC a.C., foi de uma importância muito forte pois o auge da civilização grega foi de grande relevância para a política, o apogeu da democracia ateniense ; desenvolvimento das artes, literatura e filosofia.

Época em que viveram os sofistas e os filósofos Sócrates , Platão e Aristóteles. O período helenístico que vai do século III ao século II a.C., não foi muito bom, pois a decadência política grega foi bem acentuada, aconteceu o domínio macedônico e conquista da Grécia pelos romano. Segundo Bernadete Abraão Siqueira culturalmente a Grécia sofreu significativa influência das civilizações orientais; com florescimento das filosofias estóica e epicurista. A doutrina dos sábios ainda estava vinculada a religião do que propriamente reflexão filosófica. Os sábios que viveram no Oriente no século VI a.C., a mesma época em que a filosofia surgiu na Grécia, foram: Confúcio e Lao Tse na China , Gautama Buda na Índia e Zaratustra na Pérsia. Podemos citar os filósofos da Grécia Antiga por períodos. No período pré-socrático: Zenão, Parmênides, Xenófanes (Eleia), Empédocles(Agrigento). Demócrito, Protágoras, Leucipo(Abdera), Anaxágoras(Clazomena), Pitágoras (Samos), Heráclito (Éfeso). Tales, Anaximandro e Anaxímenes (Mileto). No período conhecido como período clássico se destacaram: Aristóteles(Estagira), Platão e Sócrates ( Atenas) e no período helenístico os filósofos: Pirro( Élida), Epícuro (Samos), Zenão (Cítio), Panécio e Posidônio ( Rodes). Essa extensa relação de filósofos como citamos antes compreendem os períodos pré-socrático, clássico e helenístico.

A história cultural e política d Grécia é riquíssima e grandes vultos são estudados nos dias atuais. Todas essas nuanças foram chamadas de "milagre grego", pois representa a passagem da mentalidade mítica( relativo ao mito) para o pensamento crítico racional e filosófico, destacando-se o caráter repentino e único desse processo . Outros estudiosos, no entanto, criticam essa visão simplista e afirmam que a filosofia na Grécia não é fruto de um salto, do "milagre" realizado por um povo privilegiado, mas é a culminação do processo gestado ao longo do tempo.

Vamos citar alguns fatos que ajudaram a alterar a visão mítica predominante e contribuíram para o surgimento do filósofo: A invenção da escrita e da moeda, a lei escrita e a fundação da pólis ( Cidade-Estado). São fatos importantes ou períodos importantes que surgiram com a evolução humana, pois sem a evolução não existiria crescimento, nem haveria literatura, política e tudo seria com uma verdadeira estagnação, e nós não estamos aqui para estagnar e sim evoluir.(Wikipédia) A Grécia oficialmente é República Helênica ou Helénica e conhecida desde a antiguidade como Hellas, é um país localizado no sul da Europa. E de acordo com dados do Censo de 2011, a população grega é de cerca de 11 milhões de habitantes, sua capital é Atenas, a moeda vigente é o Euro, o governo é República Constitucional Parlamentarismo e a língua oficial é a grega.

Para abrilhantar e informar mais os leitores queremos dizer que a expansão do povo grego , ( diáspora) aconteceu por volta dos séculos VII a.C., onde várias migrações de povos gregos a vários pontos do Mar Mediterrâneo, como consequência do grande crescimento populacional, dos conflitos internos e da necessidade de novos territórios para a prática da agricultura. Ressalte-se que na região da Trácia, os gregos fundam colônias, na parte sul da península Itálica e na região da Ásia Menor ( hoje Turquia).

Os conflitos e desentendimentos entre as colônias da Ásia Menor e o Império Persa ocasiona as famosas guerras Médicas no período de 492 a.C., a 448 a.C), onde os gregos saem vitoriosos. Esparta e Atenas envolvem-se na Guerra do Peloponeso (431 a.C. a 404 a.C.), vencida por Esparta. No ano de 359 a.C., as pólis gregas são dominadas e controladas pelos Macedônios. Segundo nos informa o site suapesquisa,com/a economia da Grécia Antiga se desenvolve assim: A economia dos gregos baseava-se no cultivo de oliveiras, trigo e vinhedos. O artesanato grego, com destaque para a cerâmica, teve grande a aceitação no Mar Mediterrâneo.

As ânforas gregas transportavam vinhos, azeites e perfumes para os quatro cantos da península. Com o comércio marítimo os gregos alcançaram grande desenvolvimento, chegando até mesmo a cunhar moedas de metal. Os escravos, devedores ou prisioneiros de guerras foram utilizados como mão-de-obra na Grécia. Cada cidade-estado tinha sua própria forma político-administrativa, organização social e deuses protetores. Já a cultura e a religião tem os seguintes detalhes: Foi na Grécia Antiga, na cidade de Olímpia, que surgiram os Jogos Olímpicos em homenagem aos deuses. Os gregos também desenvolveram uma rica mitologia. Até os dias de hoje a mitologia grega é referência para estudos e livros.

A filosofia também atingiu um desenvolvimento surpreendente, principalmente em Atenas, no século V ( Período Clássico da Grécia). Platão e Sócrates são os filósofos mais conhecidos deste período.A dramaturgia grega também pode ser destacada. Quase todas as cidades gregas possuíam anfiteatros, onde os atores apresentavam peças dramáticas ou comédias, usando máscaras. Poesia, a história ,artes plásticas e a arquitetura foram muito importantes na cultura grega. A religião politeísta grega era marcada por uma forte marca humanista. Os deuses possuíam características humanas e de deuses.

Os heróis gregos (semideuses) eram os filhos de deuses com mortais.Zeus , deus dos deuses, comandava todos os demais do topo do monte Olimpo. Podemos destacar outros deuses gregos : Atena (deusa das artes), Apolo (deus do Sol), Ártemis (deusa da caça e protetora das cidades), Afrodite (deusa do amor, do sexo e da beleza corporal), Deméter (deusa das colheitas), Hermes (mensageiro dos deuses) entre outros. A mitologia grega também era muito importante na vida desta civilização, pois através dos mitos e lendas os gregos transmitiam mensagens e ensinamentos importantes. Os gregos costumavam também consultar os deuses no oráculo de Delfos . Acreditavam que neste local sagrado, os deuses ficavam orientando sobre questões importantes da vida cotidiana e desvendando os fatos que poderiam acontecer no futuro. Na arquitetura, os gregos ergueram palácios, templos e acrópoles de mármore no topo de montanhas. As decisões políticas, principalmente em Atenas, cidade onde surgiu a democracia grega, eram tomadas na Ágora (espaço público de debate político).

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AVSPE- DA AOUVIRCE- DO PORTALCEN- DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 14/05/2014
Código do texto: T4806306
Classificação de conteúdo: seguro