Quase Reformada!

Depois de sete anos deformada, e cinco anos em reconstrução, a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, localizada na Praça Bento Freire, na cidade de Sousa, terá sua reconstrução concluída ainda este ano. As obras, que estão sendo realizadas através do governo do estado e INPHAEP (Instituto do Patrimônio Histórico do Estado da Paraíba), estão chegando ao término.

No dia 29 de Abril de 2007, durante uma forte chuva, a torre norte da Igreja dos Remédios desabou, deixando católicos e admiradores da cidade de Sousa tristes e inconformados. Foi muito difícil para os sousenses ver a imagem da Igreja Matriz deformada, sem uma das torres.

Com o desabamento, as estruturas da parede lateral e partes internas, inclusive os afrescos pintados pelos pintores húngaros, Américo e Eva Shall, foram danificados. Existe uma hipótese de que uma infiltração de água dentro das paredes, tenha sido a responsável pelo ocorrido.

Esse templo religioso é tombado pelo Patrimônio Histórico da Paraíba, o que impediu o pároco de se responsabilizar pelas obras, e dessa forma, dificultou tudo, pois a liberação do projeto estrutural demorou mais de um ano para acontecer. Foram preciso muitas reivindicações do padre, da população e da imprensa local.

Somente no dia 18 de Junho de 2009, começou o trabalho de reconstrução da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, sendo paralisado diversas vezes, por falta de pagamento, o que jamais fez o povo de Sousa desistir de ver seu mais belo cartão-postal restaurado.

No dia 24 de Abril de 2011, durante uma outra intensa chuva, a segunda torre da Igreja Matriz de Sousa,caiu. Enquanto uma torre passava por uma lenta e complexa reconstrução, a outra desabou, surpreendendo a todos. E novamente, começou uma luta pela licitação da obra.

Em Maio de 2012, um ano e um mês depois, o então prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, conseguiu que o atual governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, liberasse a licitação, e algum tempo depois, o trabalho de reconstrução foi iniciado.

Hoje, é possível observar o maior patrimônio religioso e histórico da “cidade sorriso”, e um dos maiores da Paraíba, faltando pouco para voltar a ser como era antes. Segundo informações da equipe técnica, até Setembro deste ano, as obras de restauração terminarão, e a Igreja dos Remédios estará pronta para voltar a celebrar as missas, no ano em que completará duzentos anos de existência.