TUDO PERTENCE À HISTÓRIA DA HUMANIDADE

TUDO PERTENCE À HISTÓRIA DA HUMANIDADE

"O mundo não é ruim, são as pessoas que nele vivem que não aprenderam ainda a ser totalmente boas e amáveis. Não se decepcione com isso. Não deixe desfalecer o ânimo. Existe um ser maior à frente de todos os acontecimentos. Você não está sozinho." (Valdemir P. Barbosa).

Costuma-se dizer que a história é a narrativa metódica dos fatos notáveis ocorridos na vida dos povos, em particular, e na vida da humanidade, em geral, podendo ser o conjunto de conhecimentos adquiridos através da tradição ou por meio dos documentos, relativos à evolução, ao passado da humanidade. Ciência e método que permitem adquirir e transmitir aqueles conhecimentos, bem como, o conjunto de obras referentes à história, como também ao conjunto de conhecimentos relativos a esta ciência, ou que têm implicações com ela, ministradas nas respectivas faculdades, tratado ou compêndio de história.

A palavra história deriva do grego historia, e do latim historia. Pode ser a narração de uma história, ou de aventuras ou mesmo de um romance, feita por meio de desenhos e legendas dispostos em uma série de quadros. Designação tradicional das ciências naturais que hoje se aplica ao estudo meramente descritivo dos seres vegetais, animais ou minerais. A evolução histórica deve servir de exemplo para que possamos superar os grandes problemas que envolvem a sociedade humana, ao mesmo tempo em que possamos construir um futuro melhor para todos.

O mundo em que habitamos está pontilhado de acontecimentos que se sucedem com tremenda velocidade, que, se nós nos descuidarmos, logo estaremos desatualizados, ou por fora da evolução humana ou mesmo a tecnológica. Podemos até nos perder entre a ficção científica e a realidade. O homem está à cata de tecnologias e a conquista do espaço, para tentar solucionar os grandes problemas que afligem a humanidade e, ao mesmo tempo, aproximar-se cada vez mais do conhecimento de um passado remote, e que chega até nós.

Um questionamento se faz.

De onde se origina o homem? Como se surgiu à estrutura do primeiro império na Terra? Por que o homem usou a bomba atômica na segunda guerra mundial? São questionamentos que merecem boas respostas. A história está inserida desde a criação do mundo e a marcha da humanidade em busca da evolução convém salientar que a história não é um produto da imaginação, é uma ciência. Os fatos históricos conforme os estudiosos estão assim delineados: História narrativa, Pragmática e Genética. Os fatos históricos são conhecimentos do passado que deixaram vestígios por si só e que podem ser comprovados através de documentos e sinais marcantes de sua existência.

As Ciências auxiliares colaboram também para um marco da história. São elas: Filosofia, Geografia, Sociologia e arqueologia. Os grandes filósofos da história e que são bastante estudados, principalmente na psicologia, na pedagogia e na psicopedagogia. Kant, Hegel, Comte, Marx entre outros. A divisão tradicional da história através de uma convenção internacional que propôs uma divisão na história que foi bem aceita. Falamos sobre o calendário cristão que é adotado como universal, no entanto, existem calendários como o judeu, cujo ano I é contado a partir da formação das tribos, o muçulmano (o ano I é contado a partir da saída de Maomé de Meca para Medina), existem outros.

É provável que Jesus Cristo tenha nascido no ano 753 da fundação de Roma. Convencionou-se chamar essa data de ano I. Sem dúvida é um ano intermediário visto que existem os anos A.C., e D.C. As datas decrescem à medida que se aproximam do nascimento de Cristo. A história deve ser entendida, analisada e pensada. Alguns exegetas dizem que Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro e a visita dos reis magos ao menino Jesus é questionada. Eles afirmam que Bilhões de pessoas em todo mundo celebram o aniversário de Jesus Cristo nessa data. "A teoria mais forte atualmente é que a data tenha sido escolhida para se contrapor à principal festa religiosa dos romanos, do Sol Invencível, que se dava na noite do dia 24", afirma Valeriano Santos Costa, diretor da faculdade de Teologia da PUC-SP. Na data, os romanos celebravam o solstício de inverno, quando acontecia a noite mais longa do ano.

"Os evangelhos não fornecem datas precisas, apenas indícios. E muitas variáveis devem ser consideradas, como a diferença de calendários adotados por judeus e romanos à época", afirma o historiador Julio Cesar Chaves, mestre em Ciências da Religião e pesquisador do cristianismo primitivo. "Tanto Lucas quanto Mateus relata que Jesus nasceu durante o reinado de Herodes, o que provavelmente situaria o nascimento entre os anos 6 e 4 a.C. (antes de Cristo)", diz. Segundo a tradição cristã, Maria teria dado à luz em Belém. Mas o local também é contestado por alguns estudiosos, como o teólogo americano John Dominic Crossan e o arqueólogo israelense Aviram Oshri.

Belém, que fica na Judeia, é citada nos evangelhos de Lucas e Mateus, mas os especialistas dizem haver indicações de que ele teria nascido na Galileia, onde começou a pregar. O fato de ambos os evangelhos situarem o nascimento em Belém é visto como uma tentativa de associar Jesus à profecia de Miqueias, segundo quem o messias esperado pelos judeus nasceria naquela cidade. Se nem data e local de nascimento estão livres de controvérsia, tampouco as imagens reproduzidas nos presépios mundo afora, com o menino na manjedoura recebendo a visita dos três reis magos, são encaradas por estudiosos como realidade.

"As narrativas sobre o nascimento foram feitas três ou quatro gerações depois, quando as informações históricas e os testemunhos diretos já estavam perdidos", diz André Chevitarese, professor do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um dos autores do livro "Jesus Histórico. Uma Brevíssima Introdução", da Klíne Editora. "O relato tem uma discussão de poder, de reis importantes vindos de longe prestar homenagem", completa.

Sem detalhes claros sobre o nascimento de Cristo, há quem duvide de sua existência.

Na opinião dos especialistas, entretanto, essas correntes apresentam mais motivações ideológicas do que históricas, uma vez que há, sim, provas da existência da Jesus. "Ele é tão histórico quanto o imperador Tibério, ou a maioria dos imperadores romanos. Se você vai colocar Jesus como ficção, tem que colocar boa parte da história antiga na linha da ficção. Do que não se tem provas científicas é de que ele seja o salvador. Aí entra a questão da fé", afirma Costa. "A quantidade de fontes antigas de períodos praticamente contemporâneos a Jesus que o mencionam é considerável - inclusive em obras não cristãs.

Não faria sentido pensar que uma quantidade tão grande de fontes compostas quase ao mesmo tempo e por autores diferentes fizesse referência a uma pessoa que nunca existiu, ou que fosse fruto de uma invenção", diz Chaves. Segundo ele, a ideia segundo a qual Jesus seria uma invenção mítica surgiu por volta do século 18, e nenhum estudioso sério defende tal tese. "A quantidade de fontes antigas que mencionam Julio César, por exemplo, é muito menor do que as que mencionam Jesus. No entanto, nunca vi ninguém questionar a existência do primeiro", completa. (Fonte: http://noticias.uol.com.br/). Karen King, pesquisadora de Harvard, segura fragmento de papiro que sugere casamento de Jesus a mais recente pesquisas sobre a vida de Jesus trata de um fragmento de papiro traduzido do copta - idioma usado por cristãos no Egito antigo - pela professora da Escola de Teologia de Harvard Karen King e cita Jesus dizendo "minha mulher".

A própria historiadora reconhece que o documento, escrito cerca de quatro séculos após a morte de Cristo segundo suas estimativas, não prova que ele fosse casado, apenas que cristãos dos primeiros séculos acreditavam nisso. "E ninguém sabe ao certo se esse papiro é real ou uma farsa", ressalta Costa. Estudar a vida de Cristo é um tema polêmico, pois envolve não só ciência, mas fé. Para Chevitarese, jamais existirá um retrato único dele. "É como um caleidoscópio. Existem inúmeros retratos de Jesus: no evangelho de João, Jesus é Deus; para Paulo, ele é o Messias, mas não Deus. No fundo, Jesus é uma percepção de cada comunidade", conclui.

Muitos acontecimentos aqui citados não são aceitos por cristãos fanáticos, mas sempre é bom lembrar que existem muitos livros dissecando a vida do grande mestre da Humanidade. Levar ao extremo o que ele fez se casou ou não, não tira os méritos desse grande Espírito Puro que pisou o orbe terrestre. Alguns filósofos, sociólogos que nasceram antes de Jesus sequer foram questionados e hoje os estudos sobre esses personagens vão de vento em popa.

Pré-história (a escrita surgiu - mais ou menos 4.000antes de Cristo), Idade Antiga (Nascimento de Jesus Cristo), Idade Média (476 d.C., Queda de Roma), Idade Moderna (1453 d.C., Queda de Constantinopla) Idade Contemporânea (1.789 d.C., Revolução Francesa), Hoje.

Esse é o quadro entre uma idade e outra. A história não é uma ciência exata, mas tem muita importância para alunos e estudiosos nos dias atuais. O grande Heródoto Barbeiro em seus estudos conta todos os pormenores sobre a evolução da história em seus períodos e as nuanças mais importantes. Convém que a história traz fatos tristes e alegres. Do ano 3.400 antes de Cristo até o ano VI muitos fatos importantes aconteceram. Primeiro sistema escrito, pelos sumérios, no sul da mesopotâmia (região entre os rios Tigre e Eufrates, no oriente Médio) (cultura); Início da construção de pirâmides no Egito no ano 2.700 a.C., (Tecnologia); 2500(c) - Comércio marítimo entre Egito e Biblos (atual Líbano) (navegação).

Surgimento das primeiras cidades na China (tecnologia); 2300(c) - Império Acádio unifica cidades-estados da Mesopotâmia (política); 1500(c) - Expansão do Império Egípcio até o Oriente Médio (guerra); Início do uso de metal e cobre no Peru (tecnologia); População mundial estimada em 28 milhões (demografia); 1200(c) - Decadência do império egípcio (povos); Surgimento da civilização olmeca no México (povos); 1000 - Fenícios desenvolvem o comércio marítimo, no Mediterrâneo oriental (navegação); David torna-se rei de Israel, com Jerusalém como capital (religião); População mundial estimada em 70 milhões (demografia); 930 - Primeiros textos hebraicos (salmos, Eclesiastes) (religião); Primeira versão do épico hindu Mahabharata (literatura); 850(c)- Surgimento dos poemas épicos Ilíada e Odisseia, atribuídas a Homero (literatura).

814 - Data legendária da fundação da cidade de Cartago pelos fenícios (colonização); 776 - Primeiros jogos olímpicos (costumes); 753 - Legendária fundação de Roma (povos). 594 - Sólon começa as reformas da lei ateniense (política); 586 - Chaldean Nebuchadnezzar (Nabucodonosor 2°) invade Jerusalém; israelitas são levados para o cativeiro da Babilônia (guerra); Gregos colonizam a Espanha (colonização); 539 - Israelitas retornam do cativeiro da Babilônia (povos); 509 - Proclamação da República Romana (política); Império persa atinge a Índia (guerra); Pregação de Sidarta Gautama (Buda) (religião); 508 - Clístenes proclama a constituição democrática ateniense (política); 499 - Heráclito dá início à filosofia grega (filosofia); 490(c) - Pensamento de Confúcio começa a se propagar na China (filosofia)

472 - Atenas lidera a Liga de Delos (povos- A Liga de Delos foi uma liga marítima organizada por Atenas após as Guerras Médicas. Esparta e suas aliadas do Peloponeso não entraram na liga. A Liga de Delos tinha como principal objetivo a defesa das cidades gregas de um ataque persa.); 450 - Roma se expande pelo Lácio e ameaça os etruscos (guerra); Império persa em declínio (povos); 443 - Péricles passa a governar Atenas (política); Heródoto escreve História (cultura); Invenção do calendário solar na China (tecnologia). 431 - Início da Guerra do Peloponeso (Atenas vs. Esparta) (guerra).

Demócrito cria a teoria atômica (ciência); 405 - Fim da Guerra do Peloponeso, com a vitória de Esparta (guerra); 399 - Sócrates é condenado à morte, em Atenas (filosofia); 371 - Tebas derrota Esparta e domina a Grécia (guerra); Roma domina o Lácio, construindo estradas e aquedutos (povos); Hipócrates desenvolve a medicina (ciência); 336 - Início do reinado de Alexandre, o Grande (Macedônia) (política); 334 - Alexandre torna-se senhor do império persa; seus domínios se estendem até a Índia (guerra); 323 - Morte de Alexandre e desintegração do seu império (povos).

284 - Inauguração da Biblioteca de Alexandria (norte do Egito), com 100 mil volumes (cultura); Invenção da catapulta como arma de guerra (tecnologia); 280 - Surgimento da cultura maia na Guatemala. (povos) •; 264 - Início das Guerras Púnicas, entre Roma e Cartago (guerra); 210(c) - Começa a construção da Grande Muralha da China (tecnologia); 146 - Fim das Guerras Púnicas e consolidação de Roma sobre o Mediterrâneo ocidental (guerra); Budismo se espalha pelo sudeste asiático (religião). 133 - Caio e Tibério Graco iniciam reformas em Roma (política); 73 - Spartacus lidera revolta de escravos contra Roma (conflito); 63 - Liderados por Pompeu, romanos dominam a Síria e a Palestina (guerra); 45 - César torna-se ditador romano (política); 44 - César é assassinado (política).

31 - Antônio e Cleópatra se suicidam (política) •; Otaviano torna-se o único governador de Roma (política); 27 - Otaviano aceita o título de Augusto, marcando o início do Império Romano (política) •; 19 - Romanos conquistam a Península Ibérica e criam três províncias, entre elas a Lusitânia, atual Portugal (colonização); 6 - Nasce Jesus de Nazaré (religião). Depois em outra oportunidade citaremos algumas datas importantes que fizeram a história da humanidade depois do nascimento do Salvador.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES - MEMBRO DA ACI- JORNALISTA SUPERIOR; ESCRITOR; PSICOPEDAGOGO.

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 22/07/2014
Código do texto: T4892065
Classificação de conteúdo: seguro