FORRÓ, FREVO, MARACATU

Forró

O forró é uma dança popular e em suas letras traz fatos do cotidiano da região Nordeste do Brasil, é acompanhada destes instrumentos: triângulo, sanfona e zabumba.

História do Forró

Segundo pesquisadores, o forró surgiu no século XIX. Como as pistas de dança eram de barro batido, as pessoas dançavam arrastando os pés para evitar que a poeira subisse, era necessário molhá-las antes.

É um ritmo binário com forte influência portuguesa e holandesa na sua origem.

Origem do nome Forró

A versão mais aceita é a do folclorista e pesquisador Luiz Câmara Cascudo. Segundo sua opinião, a palavra forró deriva da abreviação de forrobodó, que significa arrasta-pé, confusão, farra.

A característica do forró é o fato de arrastar os pés durante a dança. Casais, transmitem sensualidade ao dançarem com os corpos bem colados.

Ritmo tipicamente nordestino, o forró espalhou-se pelo Brasil levado pelos migrantes, principalmente nas décadas de 1960 e 1970.

Surgiram outros gêneros: forró eletrônico, forró tradicional, forró universitário e o forró pé de serra.

O forró possui semelhanças com o toré e o arrastar dos pés dos índios, com os ritmos binários portugueses e holandeses e variação de Polkas europeias que são chamadas pelos nordestinos de quadrilhas ou arrasta pé. Do jeito europeu de dançar, adquiriram também o balançar dos quadris dos africanos, tendo influência das danças de salão europeias, devido a história de colonização e invasões.

O termo “forró”, segundo o filólogo pernambucano Evanildo Bechara, é uma redução de forrobodó, do galego-português forbodó, do francês faux-bourdon, que teria a conotação de desentoação, forbodó e forrobodó tem origem, segundo Fermín Bouza-Brey, na região noroeste da Península Ibérica (Galiza e norte de Portugal), onde a gente dança a golpe de bumbo, com pontos monorrítmicos monótonos desse baile que se chama forbodó.

É frequente associar a origem da palavra “forró” à expressão da língua inglesa for all (para todos). Uma versão diz que no início do século XX, os engenheiros britânicos, instalados em Pernambuco para construir a ferrovia Great Western, promoviam bailes abertos ao público, ou seja for all. Assim, o termo passaria a ser pronunciado “forró” pelos nordestinos.

Origem do frevo

Surgiu em Pernambuco, entre os anos de 1910 e 1911, A palavra frevo vem de ferver, ritmo muito quente.

Características

É um tipo de marchinha bastante acelerada, tocada por uma banda que segue os blocos carnavalescos enquanto a multidão se diverte dançando.

Os passos do frevo são bem complicados, usa-se uma sombrinha ou guarda-chuva aberto enquanto se dança para manter o equilíbrio, passinhos miúdos e muitos outros passos complicados, parecidos com a capoeira, onde foi a sua origem.

O frevo é tocado, contudo, em alguns casos, ele também pode ser cantado. Há ainda uma forma mais lenta de frevo que é chamada de frevo canção ou frevo de bloco.

Com a proibição do Entrudo remanescente da folia portuguesa, isto em meados do Século XIX, o Brasil parecia ter perdido sua festa máxima.

Todos os Estados aderiram ao novo Carnaval à moda europeia, menos Pernambuco, tornando-se assim, exceção à regra, que com a proibição do Governo estadual, iniciava-se um movimento de rebeldia com os capoeiras, que costumavam desfilar à frente das bandas militares aquarteladas na Cidade do Recife.

O desfile deles era um delírio, pulando, gingando, jogando capoeira, armados de cacetes e aos gritos, desafiando para a luta, gerando uma competição violenta entre os adeptos dos dois grupos das bandas musicais.

A maioria desses conjuntos musicais, possuindo vinte a trinta trombones cada no momento de encontro com clube rival, abafavam pelo bocal, porque é a força do bocal, bem adaptada aos lábios, que o instrumentista consegue arrancar os agudos que dele exigem as partituras, de acordo com Valdemar de Oliveira, o qual continua afirmando que com tal volume de som o clube era ouvido de longe pelo público, que se motivava a participar daquela verdadeira contenda.

A capoeira era o complemento da banda, sua marca de autenticidade.

A confusão era o ponto alto do desfile. A música tocando, o pau cantando e o frevedouro acontecendo.

Durante anos seguidos, até o começo do Século XX, esses e outros capoeiras pulavam na frente das bandas, era o primeiro grande sinal do que viria a ser o passo.

Ao ser combatida a capoeira, seriam eles os capoeiras, que teriam dado origem ao frevo enquanto dança, (o passo), uma maneira de driblar as autoridades.

A Capoeira, sem dúvida, deu origem à dança – o passo, a influência do frevo teriam sido a quadrilha, a marcha, o maxixe, a polca e o dobrado.

Não se sabe, na realidade, se o frevo surgiu primeiro como dança ou como música. É ainda Valdemar de Oliveira quem afirma: Creio que não há no mundo um binário tão sacudido, tão pessoal, tão típico como o frevo, nem dança tão estranha e tão expressiva pelos seus modos como o passo.

ORIGEM DO MARACATU

O maracatu é um folguedo criado pelos negros no Brasil.

As festas em honra aos Reis Magos seriam a sua origem, que foram trazidas ao Brasil pelos missionários catequistas. Era um modo de converter indígenas e negros à fé cristã: o Rei Bronzeado para os caboclos, o Rei Negro para os negros e o Rei Branco como adoração dos portugueses.

O Rei Negro era Baltazar, era seguido em sua grande maioria por negros, e esses cortejos são encontrados em nosso atual maracatu de baque virado ou nação.

A coroação do Rei e Rainha do Congo, celebração católica, acontecia no dia de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. O maracatu era denominado como Nação, porque a escolha dos Reis era feita de acordo com as diferentes etnias africanas,

Maracatu é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana afro-brasileira. É formada por uma percussão que acompanha um cortejo real. Como a maioria das manifestações populares do Brasil, é uma mistura das culturas indígena, africana e europeia. Surgiu em meados do século XVIII.

MARACATU DE BAQUE

VIRADO E BAQUE SOLTO OU RURAL

O Maracatu de Baque Virado tem suas raízes religiosas ligadas

a matriz africana, pela chegada de várias nações como: Jêjes, Nagôs, Bantos, Moçambicanos, Ketus, entre outras. Estão localizadas em sua maior parte nos centros urbanos, nas periferias, uma espécie de senzalas modernas.

O Maracatu de Baque Solto ou Rural, tem sua origem dentro do Brasil, também é um ritmo totalmente brasileiro. Traz influência africana e indígena, um ritmo afro-brasileiro.

Porém criado dentro do nosso país. Essa religiosidade

denomina-se de Jurema (entidades desencarnadas de índios, pretos

velhos, mestres e capangas, espíritos com vivências ligadas ao

interior do Brasil.

As diferenças estão nos personagens e instrumentos. O Maracatu de Baque Virado tem na figura maior, o batuqueiro e suas alfaias como personificação maior do seu ritmo. O Maracatu de Baque Solto ou Rural tem na figura do Caboclo de Lança , fazendo uma referência a estética ligada ao interior do Brasil, o caboclo e os chocalhos (Surrão) a marcação do seu ritmo.

Fontes:

http://www.suapesquisa.com/musicacultura/forro.htm

Fonte: Wikipédia - A enciclopédia livre

http://mundodadanca1.blogspot.com/2010/09/forro-sua-historia.html

http://www.guerreirosdopasso.com.br/2011/08/origem-da-palavra-frevo-introducao-sua.html

http://www.suapesquisa.com/musicacultura/frevo.htm

http://portodeluanda.maracatu.org.br/sobre-o-maracatu/origem-do-maracatu/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Maracatu_Na%C3%A7%C3%A3o

http://www.iteia.org.br/textos/maracatu-de-baque-virado-e-maracatu-baque-solto

Pesquisa e Texto

Luis Eduardo Garcia Aguiar

Luis Eduardo Garcia Aguiar
Enviado por Luis Eduardo Garcia Aguiar em 14/10/2014
Reeditado em 11/06/2015
Código do texto: T4998583
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