DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA. UM DIA PARA REFLEXÃO.

Os Negros ajudaram e muito este país chamado Brasil. Foram a Grande Força de trabalho nas culturas da cana e do café. O Brasil se enriqueceu com o café nos 1800 e tantos graças ao trabalho Escravo dos Negros. É marcante a presença do Negro no Vale do Paraíba,principalmente nas cidades cafeeiras como Bananal ,a maior produtora de café da época. Esta cidade era tão rica que um fazendeiro de nome Valim avalizou o empréstimo feito pela Inglaterra ao governo imperial.Era muita riqueza na região,graças ao trabalho escravo dos Negros. O coronel Valim deu o nome de Resgate a uma fazenda(que existe até hoje) quando resgatou a promissória avalizada,ou seja,quando foi paga pelo governo imperial.Não podemos esquecer que o Negro ,desde os primórdios de 1500,labutou pesado nas lavouras de cana-de-açúcar do Nordeste. A Escravidão no Nordeste é bem anterior à Escravidão do café. A Pior coisa que os Senhores Escravagistas fizeram aos Negros não foi a Chibata,nem o Pelourinho,nem as torturas físicas praticadas contra os Negros. A Pior foi a Destruição Psicológica e Emocional do Negro. Os Brancos arrancavam os Negros de sua terra e os colocavam num navio abarrotado.Muitos morriam na viagem da África para o Brasil. Em terra firme,os Brancos arrancavam os filhos das mães;arrancavam o homem da mulher,ou seja,destroçavam o Ser Humano Negro. Este foi o Maior Mal causado pelos Brancos. Destruíram Psicologicamente e Emocionalmente o Negro.

Este ficou perdido sem referência nenhuma.Perdeu suas raízes;perdeu seus parentes;perdeu a noção de tempo,de dinheiro,de valores para quase se tornar um Ser Vegetativo labutando sem sentido. Mesmo recebendo a Alforria ,o Negro não sabia o que fazer.Não tinha referências a não ser o Senhor de Engenho ou do Cafezal. Mesmo libertado voltou a ser escravo de livre e espontânea vontade,pois não sabia para onde ir.Estava destruído Psicologicamente e Emocionalmente. Muitos Negros se reuniram e fugiram para lugares distantes,longe do Branco seu algoz.

Criou-se os Quilombos. Tentaram reconstruir a Vida com seus valores culturais através da Dança e da Religião Africana.Tinham verdadeiro pavor do Capitão-do-Mato,que muitas das vezes era Negro. E por incrível que pareça a questão das Terras Quilombolas ainda não foi resolvido totalmente.Há muitos casos pendentes que governo após governo não querem resolver,pressionados que são pelo agronegócio. O Negro sobreviveu graças a sua Cultura muito forte não só nas danças e rituais afros,como através da Culinária Africana disseminada por todo país.Que tal dançarmos um Carimbó,mescla da Cultura Negra e Indígena? Que tal contarmos a Lenda do Negrinho do Pastoreio? Que tal contarmos a Lenda do Saci? Talvez os próprios Negros ainda não se aperceberam de seus Valores tão ricos culturalmente. É preciso resgatar a Cultura Africana com seus Cantos,Danças,Rituais Religiosos e sua Rica Culinária. Infelizmente,existem alguns idiotas travestidos de pastores evangélicos que atacam e querem destruir a Cultura Negra.Não conseguiram.Esta Cultura é muito forte.Tem a Proteção Divina. Infelizmente,existem casos de Negros que alçaram cargos importantes no Brasil e não souberam dignificar a Raça Negra. Se entregaram aos Senhores da Casa Grande. É uma pena. Viva o Dia da Consciência Negra! Viva Oxalá! Viva Iemanjá!

Chico Chicão
Enviado por Chico Chicão em 19/11/2014
Reeditado em 19/11/2014
Código do texto: T5040626
Classificação de conteúdo: seguro