O que significa Igaporã?

Da mesma forma como as pessoas são identificadas por nomes, as cidades, também, são e, como sabemos têm significados. Em relação aos nomes das pessoas geralmente referem a qualidades e atributos. No que tange aos das cidades se observarmos, quase sempre terão alguma referência cultural identifique o lugar, isto é, anuncia - um aspecto - da identidade do município.

É comum às pessoas perguntarem o que significa Igaporã, especialmente, as que ouvem falar pela primeira vez, por outro lado, é possível que um concidadão, não o saiba. Quando você conseguir responder isso, se prepare para uma pergunta mais difícil, porque colocou este nome?

A denominação de Igaporã é recente, foi atribuído no ano de 1944, certamente, por técnicos do governo daquela época. Depois que foi alcunhado, muitas pessoas continuaram chamando o lugar pelo antigo nome. Quando eu era menino ouvia algumas pessoas mais velhas dizerem que Igaporã se chamava “Bonito”, ou frases do tipo, quando se estava na zona rural e a pessoa viria para a cidade, se expressava “vou para o Bonito”.

No livro Uma Comunidade Sertaneja do renomado historiador brasileiro Erivaldo Fagundes Neves, o qual nasceu no então, Distrito do Bonito (Igaporã –Ba), ajuda-nos a entender o nome Igaporã, a partir de uma pesquisa etimológica em livros e dicionários de línguas indígenas, buscou-se a etimologia da designação de Bonito, a qual resulta do vocábulo Y-apó-rana, informamos que – Y – no significa água, deste modo, yapórana, falso igapó, o que parece enchente ou “yaporã”, de y, rio e porã, bonito.

Buscando a compreensão ainda, segundo nos explica Neves, o vocábulo tupi yg-apó, ou y-apó, sendo y ou ig “água, o rio” e ygapó, o córrego, lago formado por enchentes, o alagável, levando-nos a entender – braço do rio, ou riacho. A expressão porã compreende-se como variação de poranga, significando belo ou bonito. Deste modo, juntou-se os dois nomes indígenas y, ygapó mais porã e com o aprimoramento da grafia resultou em Igaporã o qual significa água bonita.