Estágio de Evolução em Direção ao Homo Sapiens.

Estágio de Evolução em Direção ao Homo Sapiens.

Primatas: antigos mamíferos de pequeno porte viveram a 70 milhões de anos, nas florestas e alimentavam de folhas e insetos.

Os hominoides: primatas que viveram entre 22 a 14 milhões de anos atrás, do tamanho de um pequeno gorila habitavam em florestas, entretanto, direcionavam até o solo, andavam sobre quatro patas, já tinha uma pequena semelhança com os futuros humanos.

Os hominídeos: Grupo que inclui os australopitecos também do gênero humano, mostrava já naquele momento histórico, a evolução da espécie.

Denominado como australopiteco afarense, viveu a cerca de três milhões de anos atrás, um pouco mais alto que o macaco chimpanzé.

Caminhava sobre dois pés, tinham braços longos para pendurar em arvores.

Australopiteco africano, além de andar ereto, fazia uso das mãos para coletar frutos e atirar pedras, com objetivo de matar outros animais como caça.

Não tinha a linguagem desenvolvida, mas foram os primeiros a fazer uso da inteligência.

Homo habilis: já era considerado um hominídeo, viveu a dois milhões de anos, um milhão de anos já com relativo desenvolvimento da linguagem, no uso da inteligência, fabricavam instrumentos simples, como pedras trabalhadas, no uso da caça, viviam na África.

Homo eretos: foi a evolução do homo habilis, a 150 mil anos atrás saiu da África, povoando Oriente, Ásia, Europa e Oceania.

Fabricava instrumentos de pedras, mais complexos, cobria o corpo com peles de animais.

Vivia em pequenos grupos tribais de vinte a trinta pessoas, tinha a linguagem mais sofisticada, foi o descobridor do fogo.

Homem de Neandertal: possivelmente descente do Homo eretos, existiu entre 200 mil a 30 mil anos.

Parente próximo do homo sapiens moderno, era inteligente, fabricava diversas ferramentas, armas, foram os primeiros primatas que desenvolveram a prática de enterrar os mortos, chegou a conviver com os sapiens da nossa espécie.

No entanto, estranhamente desapareceu do mundo animal. Motivo até ao momento desconhecido.

O surgimento do Homo Sapiens: descendente do Homo eretos surgiu na terra 100 mil anos, evoluindo para o homem moderno. Todos os humanos atuais descendem do Homo sapiens.

Observação: Estudo desenvolvido é apenas uma pequena síntese, a partir de fosseis encontrados, o que é importante ressaltar, para entender o mecanismo completo da evolução humana.

Falta encontrar o elo perdido, com as características de humanos e primatas. Importante passo, definitivo para compreensão da grande evolução em direção definitiva aos sapiens.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 07/04/2015
Reeditado em 07/04/2015
Código do texto: T5197997
Classificação de conteúdo: seguro