O Pensamento Positivista de Emile Durkheim.

Durkheim é herdeiro da ideologia positiva formulada por Comte, sendo que o referido é muito mais cientista, no sentido pleno da etimologia. Portanto, a sociologia positiva deriva essencialmente do seu pensamento.

Sua grande herança em relação a Comte reflete Durkheim não poderia a Sociologia desenvolver como ciência, se antes não tivesse reconhecido por Comte, que as leis da sociedade não são diferentes das leis naturais.

Portanto, o método, ou seja, a epistemologia usada para compreensão dos fatos fenomenológicos tem a mesma essencialidade da lógica natural. Tal contribuição fundamental diz Durkheim, foi definida por Augusto Comte.

A outra fonte para o desenvolvimento da Sociologia positivista de Durkheim, a economia política clássica. Para o positivismo existe um parentesco próximo entre a sociologia e a economia fundamentada nas leis naturais, refere Durkheim, é praticamente impossível à concorrência, não nivelar os preços quantos os corpos não caírem em uma linha vertical. Sabemos que tal proposição é inteiramente falsa.

Para Durkheim compete ao positivista explicar cientificamente tais naturalidades, do mesmo modo que as leis naturais não são modificáveis, dessa forma também as leis sociológicas ou das ciências do espírito de um modo geral.

No mundo científico não é possível milagre. Para Durkheim as leis sociais são invariáveis iguais às leis naturais. Com efeito, o método científico tem que buscar a objetividade do método natural.

O resultado de uma análise sociológica tem que ter a mesma neutralidade, por exemplo, da física ou da matemática, química etc. Portanto, não sendo dessa forma, a sociologia transformam apenas em formulações ideológicas.

Desse modo a sociologia em decorrência da sua análise, fatos fenomenológicos, não podem transformar-se em posicionamentos políticos.

A segundo aspecto importante, Durkheim recomenda que o sociólogo precisa fazer calar seus preconceitos e suas paixões, não pode simpatizar com nenhuma ideologia, toda paixão transforma-se em preconceito. Com efeito, não se efetiva a realização científica.

Apenas com o silêncio é possível ao favorecimento do desenvolvimento de uma ciência neutra, ser sempre imparcial, o que significa uma falácia, pois os fundamentos do positivismo objetivam a defesa da sociedade liberal.

Os positivistas nunca libertaram de suas ideologias, a natureza das ciências do social trabalha com o método da representação, a objetividade é sempre parcial, depende de condições históricas, o saber é construído com metodologias do conhecimento da aproximação.

Portanto, não é da natureza da sociologia ser essencialmente exata, pois o espírito de suas leis é inexato.

Portanto, o positivismo antes de ser uma linha filosófica como instrumento de análise é exatamente uma ideologia mascarada como científica.

A lógica do positivismo é sempre atender os preceitos ideológicos, o uso da economia clássica como exemplo, sinaliza tão somente combater sociedades com espírito de distribuição da renda.

Com efeito, o positivismo é antes de tudo uma ideologia, não atende, portanto, os fundamentos das ciências do espírito. O positivismo é desse modo, o fundamento epistemológico anticientifico.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 22/05/2015
Reeditado em 22/05/2015
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