Neste 17 de maio celebra-se o Dia das Letras Galegas, promovido anualmente pela Real Academia Galega, instituição-mor de proteção e cultivo do idioma da Galiza.

O português que hoje falamos é derivado do idioma galego, por muitos chamados galego-português. Na verdade a língua galega já está consolidada há aproximadamente mil anos, e a nação galega já é conhecida como um povo independente dos outros da península Ibérica há pelo menos 2.000 anos.     "Na cidade galaico-romana de Bracara Augusta, hoje Braga, apareceu já há bem tempo uma inscrição dedicada a un neto do imperador Augusto. Nela surge à luz, pela primeira vez, o nome de Gallaecia. É a sua primeira aparição histórica documentada. Não é possível conhecer a data exata dessa inscrição, que pode ir desde o ano 5 antes de Cristo até o 4 depois de Cristo. Alguns dados fazem mais provável o ano 3 antes de C." ("O Feito Diferencial Galego na Historia"). Esse texto entre as aspas é um texto promocional de uma série de "encontros" que tiveram lugar no ano de 1996, de 16 a 19 de dezembro, no Museu do Povo Galego
Neste ano o homenageado é Filgueira Valverde, intelectual que marcou sua vida pela pesquisa e divulgação do idioma.
Filgueira foi um homem de cultura no sentido mais amplo, com isso queremos dizer um profundo conhecimentos das artes, das letras, da música e da pintura. Que soube colocar um valor intrínseco em sua atividade a frente de diversas instituições, como o Conselho de Cultura ou o Museu de Pontevedra. Filgueira foi assessor cultural da Fundação Barrié e promotor de concursos, como o Festival da Canção de Pontevedra, que colocou a língua galega na rua em plena década de 1960 (durante o período da ditadura de Franco na Espanha).
Também durante suas classes, conferências, artigos e ensaios deixou ver o melhor de sua vasta formação, publicando vários cancioneiros bem como a publicação de múltiplos estudos sobre a arte da Galiza.
Como parte das comemorações desse dia tão caro aos galegos, a Real Academia Galega editou um volume que contempla uma série de artigos escritos pelo homenageado deste ano, que será entregue aos leitores do periódico La Voz de Galicia no dia das comemorações. A solenidade de lançamento contou com a presença de diversas autoridades políticas e acadêmicas.