A Teoria Pedagógica de Jean Piaget.

1896-1980.

Psicólogo e filósofo suíço.

Jean Piaget.

Estudioso da psicogenética.

Influenciado pela Teoria darwinista da evolução humana.

Como também pela estrutura neurocientífica do cérebro.

Os mecanismos de funcionamento da memória.

Em síntese um pedagogo construtivista.

Elaborou uma teoria filosófica pedagógica.

Epistemologizada na psicologia genética.

Com o fundamento aplicação a Pedagogia.

Segundo o seu entendimento científico.

Não existe conhecimento inato.

Do mesmo modo a priori.

A existência precede a essência.

Primeiro o indivíduo existe.

Na vida real dependendo dos múltiplos fatores.

Constitui-se o que será.

Influenciado pela teoria de John Locke.

Quando a criança nasce.

Não tem nada registrado no cérebro.

É como uma tábua rasa.

Portanto, cérebro.

Semelhante uma folha em branco de papel.

A memória absolutamente vazia.

O indivíduo é o que for construído em sua memória.

Com efeito, não existe uma inteligência pronta.

A mesma é necessariamente, em construção.

Inacabada por natureza.

E constroi-se a princípio com os instrumentos do meio.

Significando, portanto, o desenvolvimento do cérebro.

Respeitando os estágios dos tempos históricos.

Das fases distintas consecutivas.

Até a construção do mundo adulto.

Mas não se nega a criança como produto do meio.

Desse modo, a gênese da razão.

Está sempre substanciada ao mundo.

Da afetividade e da moral.

Avançando tecnicamente, progressivamente.

Em seus distintos estágios sucessivos.

Através dos quais a criança organiza.

A construção do saber.

Desenvolvendo juízos de valor.

Portanto, sua epistemologia.

Denominada da construção do ensino aprendizagem.

Não é apenas os acúmulos de processos de síntese.

Como antes substanciado pela escolástica.

Tudo que resulta da aprendizagem.

Em seus devidos tempos históricos.

É entendido como consciência construtivista.

O saber com auxílio do professor.

A criança vai elaborando seu próprio conhecimento.

Sendo que o mesmo.

Resulta-se de dentro para fora.

Não sendo, com efeito, uma exposição externa.

Para Jean Piaget.

Acepção morfológica da Psicologia genética.

Representa o estudo sistemático.

A concepção gnosiológica.

O desenvolvimento do individuo.

Significando, portanto, o gênero da lógica.

O mundo empírico perceptivo.

De normas e regras morais.

Que não são inatas, no entanto, de construção progressiva.

Piaget.

Como psicólogo.

Funda a pedagogia.

Estabelecendo os seguintes estágios.

Sensório motor.

As percepções sensoriais do movimento.

De zero a dois anos.

Estagio intuitivo simbólico.

Desenvolvimento da fala e símbolos.

Dos 2 a 7 anos.

Estagio das operações concretas.

Dos 7 a 12 anos.

Representa o mundo da materialidade concreta.

Estagio das operações formais.

A partir da adolescência.

Já trabalha com a lógica formal.

Levantamento de hipótese.

Com o uso das operações abstratas.

Em síntese uma breve exposição do pensamento pedagógico de Jean Piaget.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 26/11/2015
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