Sociedade Relativa

Desde a Teoria da Relatividade , de Einstein, nada é absoluto; na verdade tudo é muito relativo; por isso , aqueles com mente mais aberta vão entender as diferenças de opiniões e outras visões de mundo. Muito difícil para quem está acostumado àquilo que se convenciona chamar de "bom", "belo","certo","errado".

Estou há anos acostumado a ouvir as opiniões de outros, mesmo que diametralmente opostas às minhas, e aceitá-las, pura e simplesmente; fazem parte do debate; ninguém é dono da verdade, como prega o senso comum, muito menos eu. Quantas e quantas vezes tive que refazer ideias que julgava corretas, mas a experiência mostrou o contrário e, humildemente, voltei atrás. São poucos que fazem isso; não é comum, principalmente aqueles que já atingiram certa idade e que se aferram a suas convicções. Com eles uma boa dose de paciência, mesmo tendo em vista seus ideais já obsoletos.

Para se ter uma ideia do que seja outra visão de vida, basta notar que a nudez para os indígenas não é em absoluto um signo de vergonha, mas algo natural, o que para nossa sociedade seria um absurdo; esse é só um dos exemplos mais comuns, até um clichê; o mundo passa constantemente por transformações, a última das quais ligada à comunicação e à informática; não sabemos o que resultará disso; outro caso é a mobilidade urbana; as bicicletas estão aí, quer gostem ou não ou se essa é a maneira certa de introduzi-las.

Sempre as mudanças causam choques e nem sempre são bem recebidas. Mas nem por isso "o passado era melhor" ou o presente é ruim; vivemos ele , quer gostemos ou não; às vezes me espanta ou causa riso a reação de alguns aferrados a suas ideias, que muitas vezes partem para o baixo calão. O país é livre e sempre lutamos pelo direito de opiniar; isso só não ocorre quando se parte para o totalitarismo, de triste memória.Como é bonito ver ideias conflitantes, mas convivendo juntas; o direito à livre expressão; isso é a democracia em sua essência.