O Pensamento de Louis Althusser.

França 1918-1990.

Inicia seu pensamento filosófico, desenvolvendo os dois momentos da Filosofia política, elaborada por Karl Marx. Portanto, retrata em um primeiro momento do pensamento os textos produzidos pelo jovem Marx.

Fase em que é formulado o humanismo marxista, a ideia da construção humana, entretanto, ainda textos não científicos, o que só foi possível em um segundo instante, quando Karl Marx estava amadurecido academicamente.

Com efeito, no segundo período desenvolve a Filosofia do materialismo histórico, explicando as formações sociais, sobretudo, a ideologia do liberalismo econômico, desse modo, o entendimento analítico, a crítica da economia política.

Para Althusser apenas no segundo momento, que a Filosofia política de Marx poderá ser considerada como movimento marxista em seu estrito senso.

Desse modo, o marxismo produzido nesse instante, pode ser considerado como revolucionário, em acordo com a compreensão do grande livro de Karl Marx, O Capital.

Para Althusser nesse momento, a partir de seu entendimento analítico, o sujeito, ou seja, a classe trabalhadora substância das relações produtivas.

Sendo dessa forma, a sua Filosofia, entende o sujeito na produção do processo histórico, Althusser ideologizou a tal ponto, que chamou o individuo, de nulo perante a própria história.

Portanto, chegou ao máximo, em afirmar que a história é um processo sem sujeito, significando que na evolução da própria sociedade haverá necessariamente a transformação social, ou seja o novo regime.

Entretanto, com a evolução da história e o desenvolvimento do pensamento, sobre o marxismo, na compreensão do pensamento que possibilitou ao entendimento, das diferenças fundamentais e interpretativas.

Foram diversos filósofos que participaram de tal discursão avançando nas análises da interpretação, fato que está ainda em gestação em nossos dias.

O que é importante em tudo isso, a superação de um ambiente que não possibilite a construção de uma nova vida e, sobretudo, a ideia da política social em defesa da distribuição e divisão das riquezas produzidas.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 03/08/2016
Reeditado em 03/08/2016
Código do texto: T5717274
Classificação de conteúdo: seguro