Qual a função política do Estado.

Qual a pergunta fundamental, a respeito da função política do Estado em relação a sociedade civil.

Com efeito, darei duas respostas, sendo a primeira na perspectiva liberal, economia de mercado.

A segunda em acordo com a teoria marxista, sustentada no materialismo histórico e na economia planificada, a concentração dos meios de produção no Estado.

Para a Filosofia liberal, o pensamento liberal a finalidade do Estado, não pode intervir na economia, todos os procedimentos devem ser condicionados pelos regras da iniciativa privada.

Por outro lado, agir como mediador em superação aos conflitos entre os interesses dos diversos grupos sociais.

A ideia é que os conflitos são inevitáveis entre as pessoas, devidos aos interesses complexos e antagônicos.

Portanto, o Estado precisa promover a conciliação dos interesses antagônicos entre os grupos sociais, e, não promover equação social, a negação da divisão da renda, objetivando a harmonia dos interesses.

O papel do Estado amortecer choques entre setores contraditórios, com visões divergentes, a finalidade evitar a desagregação da sociedade, pois prejudicaria o desenvolvimento econômico, fundamentado no liberalismo econômico.

Desse modo, o Estado tem o papel de possibilitar a harmonia social entre os diversos grupos, fazendo prevalecer os diversos interesses antagônicos, em comum acordo com a estratégia política.

O liberalismo econômico, não tem como fundamento o desenvolvimento do mesmo, com a distribuição da renda. Os princípios do liberalismo clássico.

Para o pensamento marxista o Estado, não tem função de mediador das classes sociais, simplesmente uma falácia, pois o mesmo como instituição política, interfere de modo parcial em defesa da classe dominante, sempre tomando partido em defesa dos interesses liberais.

Desse modo, a função do Estado liberal é garantir os interesses do domínio econômico das classes superiores, no caso específico do liberalismo econômico.

Isso acontece por um simples fato, na origem de seu nascimento, o Estado surge como produto das classes dominantes.

O Estado é sempre uma instituição controlada pelas classes dominantes com uma ideologia liberal, o caminho é uma revolução criando um Estado social controlado pelo proletariado.

Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 05/08/2016
Reeditado em 09/08/2016
Código do texto: T5719510
Classificação de conteúdo: seguro