As diferenças do Liberalismo, Neoliberalismo, Keynesianismo e Social Liberalismo.

As diferenças entre as correntes filosóficas como fundamento da economia. Portanto, o liberalismo teoria econômica fundada por Adam Smith 1723-1790, cujo princípio a defesa em que a base da riqueza provêm do trabalho.

O neoliberalismo, uma doutrina econômica que nasceu em 1870, fundamenta na crítica formulada ao liberalismo clássico.

Com efeito, sua principal característica a substituição da teoria de Smith, a teoria do valor trabalho, pela teoria do valor utilidade, o que significa que as riquezas resultam de múltiplos fatores.

A defesa em que o próprio mercado regula a vida econômica e a produção das riquezas, o funcionamento da vida econômica.

Desse modo, o liberalismo está ligado o capitalismo industrial, neoliberalismo ao capitalismo financeiro, sendo que o último o acúmulo das riquezas advêm por meio de uma política de taxas altas de juros, como acontece especificamente em economias tupiniquins.

O liberalismo econômico, influenciou profundamente as revoluções sociais burguesas, como aconteceu na França, revolução política exportada para o resto do mundo.

O liberalismo econômico, influenciou grandes filósofos, entre eles Hegel e Marx. A referida doutrina nasceu da crítica desenvolvida contra o mercantilismo.

A ideia principal a defesa do fim dos monopólios protegidos pelo Estado em prejuízo da iniciativa privada.

O neoliberalismo surgiu em defesa do Estado mínimo, em defesa de uma sociedade praticamente sem Estado.

Todo poder econômico, como produção de riquezas controladas pela iniciativa privada, sendo o Estado o mercado.

Keynesianismo, doutrina econômica filosófica elaborada por John Maynard Keynes 1883-1946 na década de 1930 em razão da crise mundial de 29.

Keynes defendeu a tese que Estado deve dentro do mercado capitalista intervir na economia, o que contraria profundamente o pensamento neoliberal.

Com a finalidade de garantir o pleno emprego, controlar a inflação, sobretudo, o equilíbrio social, nas crises possibilitando o desenvolvimento econômico.

Em nenhum país do mundo, aconteceram mudanças com equilíbrio social com medidas neoliberais.

As crises foram aprofundadas, na verdade contemporaneamente surgiu uma terceira teoria fundamentada no liberalismo social, desenvolvimento econômico, com a renda distribuída, tendo o consumo como base de evolução da sociedade produtiva.

O neoliberalismo não é aceito hoje no seu sentido puro, em países desenvolvidos na Europa: França, Alemanha, Inglaterra, Norte da Europa, Japão e Correia do Sul.

Em tais países a política de concentração da renda pelo capitalismo financeiro não existe, juros negativo, o dinheiro serve para financiar a produção e o consumo com juros baixíssimos.

o modelo produtivo economico, liberalismo social, a ideologia politica cuja formatação determina a nova esquerda. Com efeito, a nova conceituação a direita sempre neoliberal, esquerda socialliberal.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 25/10/2016
Reeditado em 25/10/2016
Código do texto: T5802445
Classificação de conteúdo: seguro