A solenidade de posse dos novos membros da Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA, realizada na noite de 14 de Dezembro, no Memorial Chesf foi um encontro de gerações com o mesmo olhar, a cultura literária de Paulo Afonso. Todos foram recebidos ao som do violão do músico Rafael de Oliveira que, ao violão, executou músicas de domínio universal e clássicos da música popular brasileira.

Música de qualidade também com Chesf de Paulo Afonso, regido pelo maestro Sandro Rogério e formado por aposentados da Chesf e colaboradores como os solistas Edilson Vieira e Sandra Moretti. Outro presente foi a música dos jovens da Banda Musical do Colégio Estadual Carlina Barbosa de Deus, regida pelo maestro Alexandre.

A ALPA entregou uma Moção de Congratulações ao Memorial Chesf de Paulo Afonso que completou em Outubro de 2017, 20 anos de relevantes serviços prestados à cultura do município de Paulo Afonso e região do São Francisco. A comenda foi entregue à pelo Secretário de Educação de Paulo Afonso, Professor Severino Alves de Oliveira Lima à Administradora do Memorial Professora Maria da Conceição.

A ALPA também entregou Moções de Aplausos pelos também relevantes serviços prestados à cultura, com o foco especial na promoção do hábito da leitura dos estudantes da rede pública, à Diretora Luciana Silva dos Santos, da Escola Municipal Manoel Nascimento Neto e à Sra. Maria Lúcia do Nascimento Feitoza, responsável pela Biblioteca, pelo desenvolvimento do Projeto Aventureiros da Leitura.

E à Secretaria Municipal de Educação, na gestão do Professor Severino Alves de Oliveira Lima e à Professora Maria do Carmo Joaquina da Silva pelo desenvolvimento do Projeto Leitura, a Chave do Mundo, realizado em Unidades Educacionais de sua jurisdição no Município de Paulo Afonso durante o ano de 2017.

No projeto Leitura a Chave do Mundo o pequeno estudante Bruno Leandro Gomes da Silva, que concluiu a 5ª série do Ensino Fundamental na Escola Municipal Rivadalva de Carvalho, no Bairro Tancredo Neves já leu mais de 150 livros. Ao ser homenageado, o pequeno Bruno também recebeu livros de escritores de Paulo Afonso.

Outra revelação desse projeto foi a estudante de 15 anos Naomy Marcelle Pinto de Souza, aluna do 9º ano da Escola Municipal Amâncio Pereira, do Povoado Tigre, um talento na música que deu um show de interpretação.
A ALPA também homenageou com o título de Membro Honorário o empresário Sebastião Leandro de Morais que, há muitos anos, tem investido, incentivando talentos culturais de Paulo Afonso.

Foram empossados e diplomados os seguintes novos membros da Academia de Letras de Paulo Afonso.
Como membros efetivos:
Professor Luiz José da Silva, que ocupa a cadeira Nº 09, que tem como patrona a Professora Lúcia Cordeiro, já falecida.
Ivus Conde Ideburque Leal, cadeira Nº 17, que tem como patrono o escritor baiano Jorge Amado;
Francisco Nery Júnior, cadeira Nº 18, que tem como patrono o educador baiano Anísio Teixeira;
Maria Gorette Moreira, cadeira Nº 19, que tem como patrono o escritor e jurista baiano Rui Barbosa;
Jânio Ferreira Soares, cadeira Nº 20, que tem como patrono o escritor baiano João Ubaldo Ribeiro;
Jotalunas Rodrigues, cadeira Nº 21, que tem como patrono o poeta baiano Antônio de Castro Alves;
Gecildo Queiroz, cadeira Nº 22, que tem como patrono o escritor e dramaturgo baiano Dias Gomes;
Rubervânio Lima, cadeira Nº 23, que tem como patrono o poeta baiano Junqueira Freire;
Maria Cleonice Souza Vergne, cadeira Nº 24, que tem como patrono o escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna;
Jean Roubert Felix Netto, cadeira Nº 25, que tem como patrono o escritor alagoano Graciliano Ramos.

Também foram empossados como membros correspondentes, que são os pauloafonsinos que atualmente moram em outros municípios, os seguintes novos imortais da Academia de Letras de Paulo Afonso:
Alcivandes Santana, cadeira Nº 27, que tem como patrono o poeta cearense Antônio Gonçalves da Silva que ficou conhecido em todo o mundo como Patativa do Assaré;
Marcos Antônio Lima, cadeira Nº 28, que tem como patrono o poeta sergipano Tobias Barreto;
Helison Rafael (Poeta Rafael Neto), cadeira Nº 34, que tem como patrono o poeta pernambucano Rogaciano Leite.
A cobertura fotográfica dessa solenidade foi feita por Francisco Imagens, Poeta de Cristo e Negrito do site seliganamúsica.
Antônio Silva Galdino
Enviado por Marcos Antônio Lima em 20/12/2017
Reeditado em 20/12/2017
Código do texto: T6203828
Classificação de conteúdo: seguro