O ano de 2017 fora um ano “literalmente” benévolo. A minha caminhada poética teve inicio em São Miguel do Aleixo. Onde participei do II Encontro Sertanejo de Escritores, organizado pelo nobre filosofo e confrade da ALAS, Edivan Santtos.

Em seguida, precisamente em abril/2017, lancei a minha segunda obra; Jardim de Árida Poesia. O lançamento teve inicio na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Brígida – BA. Na oportunidade contamos com o apoio de vários amigos e autoridades, dentre eles, os Exmº Senhores Vereadores; Cláudio da Colônia, Tinho de Heleno, Flávio da saúde, Mariel, e dos preciosos amigos; Tarcisio de Edilza, Profº Jorjão Cavalcante, Profª Lucia e Meyre Baladas.

Ainda em abril, lançamos Jardim de Árida Poesia na Casa da Cultura de Paulo Afonso. Ali contamos com o precioso apoio do escritor, historiador, confrade e hoje; Vice - presidente da ALPA; João de Sousa Lima, Escritor e poeta Edson Barreto, e do Jornalista, escritor, historiador e hoje presidente da Academia de Letras de Paulo Afonso, Profº Antônio Galdino da Silva, assim como amigos e familiares. Em junho, foi à hora e a vez do meu amado Monte Alegre de Sergipe-SE. O lançamento do livro Jardim de Árida Poesia foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores daquela álacre cidade. E contamos com o primoroso apoio dos Exmº Senhores Vereadores; Acrísio Pereira (Presidente da Câmara); Geninho de Zé de Dé; Junior Farias e Henrique de João Gogó. Além dos valorosos amigos; Izaque Vieira; Profº Nabi; Profº Carlos Alexandre; Profª Márcia Fernanda; Profº Vasko (Presidente da ALAS) e Profº José Nunes.

Em julho, participei da IV Antologia do Encontro de Escritores e Leitores Canindeenses & Convidados, organizada pelo nobre poeta, escritor, confrade da ALAS e Presidente da ACLAS; Tinho Santana. Em setembro, o novo presidente da ALPA; Antônio Galdino da Silva deu posse à sua nova diretoria da Academia de Letras de Paulo Afonso, num pomposo e fascinante cerimonial. Fato que trouxe uma nova luz as letras Pauloafonsinas. Nesta mesma noite foi lançado, o livro “Paulo Afonso E A Vila Poty, a história não contada” do confrade e historiador João de Sousa Lima.

Também visitei a Escola Municipal Manoel Nascimento Neto em Paulo Afonso-BA, onde fui muito bem recebido pela bibliotecária Lucia Nascimento, a qual entreguei em mãos, um exemplar de Jardim de Árida Poesia. Ainda durante o mês de outubro participei da Flipa de Paulo Afonso – BA, no stander da Livraria Nobel. E lancei na Casa da Cultura em Paulo Afonso, a minha terceira obra; Aquarela Poética. Na ocasião fizeram parte da mesa diretora; Profº Antônio Galdino, Socorro Araújo, Sebastião da Suprave e Marta Tavares (IGH) representando o historiador João de Sousa Lima. Também estiveram presentes familiares e amigos do Povoado Colônia.

Ainda, em outubro participei da Antologia do I Encontro de Escritores e Leitores Santanenses & Convidados, organizado pelas nobres confreiras; Kelvia Vital e Licia Maciel, em Santana do Ipanema nas Alagoas. Logo no inicio de novembro concedi entrevista as alunas; Amanda Simão e Vitória Silva para a 1ª Edição Jornal Mural ZPT, sob a coordenação da professora Nilda Santos - do Projeto Leitura e Escrita: Jornal - Ler e Pensar - que está sendo desenvolvido nas turmas dos Anos / Séries Finais - com o objetivo de estimular o desenvolvimento dos estudantes para uma educação interativa observando as múltiplas linguagens da comunicação com enfoque na formação social e integral do sujeito a partir do seu contexto, colaborando, dessa forma, na aquisição das competências, ajudando-os a se tornarem leitores e escritores, através do uso do jornal.

Novembro fora um mês bastante literário. Participei da cerimonial de posse dos neo-acadêmicos da ALAS, em comemoração ao seu terceiro aniversário. O evento fora realizado na ABB de Nossa Senhora da Glória, e foi uma noite memorável. Realizamos juntamente com os nobres confrades Profº Carlos Alexandre, Profº Izaque Vieira, e Profª Márcia Fernanda; O II Encontro de Escritores Monte-Alegrenses e Convidados. No final de novembro visitei a sala de aula da Profª Nilda no C.E.Z.P.T (Centro Educacional Zenor Pereira Teixeira), no Povoado Colônia – Santa Brígida – BA,  onde doei dois livros; Aquarela Poética para a Profª Nilda e a Antologia do II Encontro Monte Alegrenses & Convidados, para a aluna Istefany, pelo exemplar desempenho na elaboração e leitura de textos. E para finalizar o ano de 2017, no dia 14 de dezembro fui empossado Membro Correspondente da Academia de Letras de Paulo Afonso (ALPA), numa noite de perene glamour. No dia 15/12/2017 fui agraciado com o Título de Cidadão Monte Alegrense. Agradeço ao Senhor nosso Deus por toda dádiva recebida neste pomposo ano de 2017. Quero estender os meus agradecimentos, a todos (as) que participaram direta, ou indiretamente, o meu mais profundo e respeitoso muito OBRIGADO!!!


Feliz Natal a todos (as). E um próspero ano NOVO!

Atenciosamente,
Marcos Antônio Lima
 Escritor, Cronista, Poeta e Acadêmico
Membro da Comissão de Admissão da ALAS
(ACADEMIA LITERÁRIA DO AMPLO SERTÃO SERGIPANO)
Cadeira de Nº 22
Membro Correspondente da ALPA
(ACADEMIA DE LETRAS DE PAULO AFONSO)
Cadeira de Nº 28
 




 









Marcos Antônio Lima
Enviado por Marcos Antônio Lima em 24/12/2017
Reeditado em 24/12/2017
Código do texto: T6207351
Classificação de conteúdo: seguro