APRESENTAÇÃO DO LIVRO A SAGA DOS CORONEIS OBRA ESCRITA POR GERALNNHO DO ENGENHO

APRESENTAÇÃO

“A Saga dos Coronéis” leva o leitor por uma viagem ao passado dos tempos da monarquia e da escravidão no Brasil. Seu mérito primeiro: expor cenas que parecem esquecidas pela sociedade brasileira: as cenas dos maus tratos à raça africana, sofrida e judiada pelos senhores escravocratas. Sua fome de poder sem limites. Sua arrogância e crueldade para com seus escravos permeiam a obra por todo o seu enredo, suas descrições, seus protagonistas, expondo uma ferida que teimamos em esquecer.

“A Saga dos Coronéis” tem o condão também de recriar cenários, costumes e personagens feito as novelas consideradas de “época” da televisão. A comunicação das pessoas com expressões orais refaz a linguagem popular daqueles tempos, com muita propriedade.

Vale à pena ressaltar no livro aquilo que mais seduz numa leitura. Aquilo que torna interessante e traz a emoção, ingrediente fundamental dos bons romances literários. A cada página, a cada capítulo, o autor acende na imaginação de quem o lê o desejo de continuar lendo na expectativa do que vai acontecer.

E em cada cena, em cada acontecimento, vão surgindo fatos novos que reforçam nossa a identificação com os personagens. Personagens fortes e bem definidos nos seus papéis de mocinhos ou vilões, que vão conquistando nossa simpatia e admiração, ou nosso desprezo e repulsa. Mas todos mexendo com nossos sentimentos, nosso estado de espírito e nossas emoções, ingredientes de valores indispensáveis na trama de um enredo literário.

A magia, conteúdo indispensável num romance, surge e brilha, não por gestos humanos, mas na figura de um boi, um dos personagens principais da história, algoz dos malfeitores, assassinos, senhores de escravos desalmados de um lado ou como defensor da justiça, da bondade e dos bons sentimentos de outros. Em dado momento, surge a surpreendente revelação de magia negra por parte de um dos principais personagens da história: o coronel que tinha um diabinho preso no vidro que lhe garantia ilimitados poderes, como atestam tradições populares por todo o Brasil.

Algumas personagens femininas ombreiam e disputam com os homens o lugar de protagonistas principais, naquela época em que as mulheres eram relegadas a segundo plano.

Como em grandes narrativas, o autor guardou para seus leitores o impacto emocional de inimagináveis surpresas, que mantêm cativo nosso interesse pelo desfecho magistral da obra até seu último capítulo, até suas linhas finais.

Resumindo, porque vale a pena ler mais esse livro de Geraldo Rodrigues da Costa – o Geraldinho do Engenho?

Por alguns motivos básicos: porque ele é um manifesto contra a escravidão negra em nossa pátria. Suas personagens femininas ocupam lugar de destaque junto aos homens, sem discriminação de gênero. Os protagonistas são dignos de uma epopeia e ingredientes como a magia, a surpresa e a emoção que nos acompanham por todo o tempo da leitura.

“A Saga dos Coronéis” coloca-se como uma nova publicação que enriquece a bela e crescente literatura de Bom Despacho.

Tadeu de Araújo Teixeira

Professor, escritor, jornalista, membro da Academia Bom-Despachense de Letras.

(OBS: A SAGA DOS CORONÉIS ESTÁ PUBLICADA NO COM O TITULO O SONHO DE UM CORONEL MACHISTA SÃO QUARENTA EPISÓDIOS´VALE APENA LER ACESSE GERODRIGUES E BOA LEITURA)

TAAT
Enviado por TAAT em 15/04/2018
Reeditado em 04/05/2019
Código do texto: T6309342
Classificação de conteúdo: seguro