Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Dom Quixote é a Sombra do que foi Cervantes

                        Cervantes foi um lanceiro/espadachim social e mercador de sonhos a serviço do Rei; e antes de peregrinar nos labirintos das letras, o habilidoso escritor se meteu em ser arauto do diabo, afinal, lidar tanto com o Poder quanto com os súditos do Rei, exige coração gélido e punhos de aço. Em contrapartida, o espanhol aprendeu às duras penas o jogo dos opostos, teve contato direto com as individualidades e mesquinhezes do livre arbítrio imperando sobre a inteligência coletiva; pois indiferente à época e status quo, gente é gente e infalivelmente, não é nada confiável e muito menos, verdadeira e honesta. Sobretudo, gente é gente e não permite o entendimento, a flexibilidade; e quando as coisas não lhe são favoráveis, parte para a força bruta. A história da humanidade é prova cabal desse axioma.
                     Fora as controvérsias do "disse que disse" de não se saber a verossimilidade de determinado assunto, reza a lenda que atendendo os mandos do Rei, Cervantes corria a península Ibérica de cima a baixo. Era o mensageiro, o leva e traz, o porta voz, o cobrador oficial de impostos e o coletor de sementes e grãos, cuja finalidade era suprir e diversificar as culturas dos proletários rurais.



Completo em © obvious: http://obviousmag.org/ministerio_das_letras/2018/05/dom-quixote-e-a-sombra-do-que-foi-cervantes.html#ixzz5Gn9sw0Xh
Follow us: @obvious on Twitter | obviousmagazine on Facebook
Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 28/05/2018
Reeditado em 28/05/2018
Código do texto: T6348505
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Mutável Gambiarreiro
Jegue é - Tovuz - Azerbaijão
2257 textos (52108 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/10/19 09:15)
Mutável Gambiarreiro