Sobre o amor e a vida

Uma singela reflexão sobre sentimentos.

Diariamente pessoas se submetem a qualquer tipo de relacionamento, muitas vezes nocivo, degradante, que retira sua própria essência, sua dignidade, tudo para ter uma companhia momentânea, alguém que possa estar ao seu lado, trazendo-lhe um pouco de satisfação efêmera, afastando a possibilidade de ter que enfrentar a si mesmo.

A solidão para muitos configura-se como uma tortura, justamente porque é o momento em que necessita encarar a si mesmo, suas qualidades e defeitos, sua essência enquanto pessoa, muitas vezes roubada de si, pelas situações que a vida lhe permitiu passar.

Quem necessita do outro para abrandar as lacunas de sua alma, certamente nunca as preencherá. Ter alguém deitado ao seu lado na cama, não é sinônimo de companhia. Ter alguém para dividir a mesma casa, não afasta a solidão nociva, muito pelo contrário, coloca uma máscara num problema que só quem sente é capaz de solucionar.

Quando se fala em amor, nossa alma somente encontra descanso, quando nosso coração passa a bater no mesmo ritmo no coração de outra pessoa. Nosso coração se sente repleto, quando nossa alma encontra abrigo em outra alma, e então, temos a sensação de completude, porque fomos feitos para o amor, para dividir e partilhar a vida.

Mas só consegue amar genuinamente, aquele que conseguiu amar a si mesmo por primeiro, aquele que entende que é um ser completo, perfeito em sua essência, porque somos criatura de Deus, e Ele não nos faria incompletos.

Só poderá desfrutar do amor verdadeiro, aquele que sabe desfrutar de sua própria companhia, sem sentir solidão, sem sentir abandono e estar repleto de lacunas. O amor apaixonado, romântico, nos eleva a outro nível de evolução espiritual, nos torna capazes de renunciar muitas coisas, para permanecer próximo do ser amado, mas nunca uma renúncia de si mesmo, de sua essência, de quem você é.

O amor é bom quando é recíproco, verdadeiro, aliás, ele tem que ser assim. Quando ele não é recíproco, certamente não foi preparado para você. Não é questão de conquista, pois o amor não precisa ser conquistado, nem mendigado, muito pelo contrário, quando ele vem de verdade, costuma vir em excesso, chegar de surpresa, presenteando-nos com um dos mais nobres sentimentos

Tenha paciência até que o amor chegue em sua vida, pois certamente um dia ele chegará, se assim você desejar, pois tudo que é seu, chegará até você, no momento certo, na hora certa, no tempo de Deus.

Somos espíritos em aprendizado, e o primeiro e talvez mais importante deles, é que nesta vida eterna que vivemos, qualquer outro amor não virá, antes que você tenha descoberto os motivos pelo qual veio a este mundo, sua missão e seu valor próprio.

Ninguém é por acaso. Quando descobrir isso, não haverá lacunas em sua alma, e a solidão não mais o assustará, simplesmente, porque ela vai colocar você diante de você mesmo, um ser belo, repleto, obra completa por Deus.

Arildo Avanzo
Enviado por Arildo Avanzo em 18/07/2018
Código do texto: T6393021
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.