Educação inclusiva: do que estamos falando? Matéria para prova de mérito.
Rosita Edler Carvalho
O trabalho de Rosita procura refletir politicamente o que é educação inclusiva.
Tema discutido nacionalmente.
O que é a educação inclusiva.
Todos os educadores estão em consenso a respeito de um aspecto.
A necessidade de melhorar a qualidade da educação.
Portanto, papel da escola enquanto instituição.
No desenvolvimento do ensino aprendizagem.
A aprendizagem precisa ser melhor qualificada para todas as crianças.
Adolescentes, jovens e adultos.
Todavia, não existe um consenso quanto o modo de levar o sistema gestor de políticas educacionais.
As escolas brasileiras.
O importante ressaltar que a educação seja inclusiva socialmente.
Sendo que para uma boa parte dos educadores a educação inclusiva não deve ser só para alunos especiais.
Por outro lado, a inclusão não pode ser realizada objetivando apenas o aspecto ensino aprendizagem, entretanto, social e econômica.
Todo ato cognitivo da aprendizagem é político.
Porém, a defesa da permanência da educação especial.
No modelo de serviço pedagógico.
Antes o desmonte da educação especial.
Portanto, fundamental rever os princípios da inclusão.
Na valoração pedagógica de uma educação cidadã.
Todavia, a partir da declaração de Salamanca.
A educação inclusiva não poderá ser específica apenas para alunos com necessidades especiais.
Envolvem alunos pobres não especiais na inclusão.
Pois todo aluno tem direito a cidania.
Frequentar as escolas com boa qualidade, qualificando o aluno.
Na escola o aluno deve aprender aprender.
Fazer-se sujeito, participando, criando a própria cidadania.
Reconstruindo a história.
Desenvolvendo a cognição ativa, politicamente.
Muitos obstáculos precisam ser destruídos.
Preconceitos, esteriótipos.
Destacando as diversidades biológicas internalizadas no coletivo imaginário.
Ideologias discriminatórias como as etnias raciais, a pobreza como inferioridade social.
Em síntese a inclusão para todos, em todos os aspectos.
Edjar Dias de Vasconcelos