Educação e supervisão: o trabalho coletivo na escola, concurso para supervisão SP 2018.

Nilda Alves.

A pergunta fundamental elaborada pela autora.

Qual o papel do supervisor na escola.

Como resposta epistemológica.

Papel da supervisão.

Acompanhar o projeto político pedagógico da escola.

Do mesmo modo, verificar a funcionalidade da mesma dentro da institucionalidade prevista.

Com efeito, o supervisor além de um orientador institucional.

Função imprescindível.

Tem como obrigação primordial.

Não o papel de vigiar e críticar o trabalho pedagógico do professor.

Como também do grupo gestor.

Todavia, ajudar na construção do projeto político pedagógico, melhorando em suas constantes revisões.

Todavia, é indispensável que o supervisor ajude na superação de possíveis conflitos nas relações profissionais.

Entre professor e supervisão.

Professor e gestão.

Professor e professor.

Professor e aluno.

Objetivando o bem coletivo e o sucesso do projeto político pedagógico.

Por último em síntese.

O livro desenvolve uma crítica veemente.

Histórica e analítica.

A respeito do trabalho do supervisor escolar.

Quando o mesmo não cumpre seu papel político pedagógico e institucional.

Analisa a autora.

Em referência a funcionalidade da escola.

A rotina cotidiana.

Refletindo a respeito os papeis dos diversos atores no mecanismo pedagógico.

A escola travada pedagogicamente.

Sem perspectiva evolutiva.

Por diversas razões.

Nesse momento a importância da supervisão.

Em relação a solução dos entraves.

No desencadeamento pedagógico .

Como também em relação ao processo de resiliência do professor.

Desse modo, a nova figura da supervisão.

Importante para o bom andamento da instituição.

Sobretudo, para efetivação do projeto político pedagogico da escola.

Proposto coletivamente.

Edjar Dias de Vasconcelos

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 08/08/2018
Reeditado em 08/08/2018
Código do texto: T6412847
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