Educação e supervisão: o trabalho coletivo na escola, concurso para supervisão SP 2018.
Nilda Alves.
A pergunta fundamental elaborada pela autora.
Qual o papel do supervisor na escola.
Como resposta epistemológica.
Papel da supervisão.
Acompanhar o projeto político pedagógico da escola.
Do mesmo modo, verificar a funcionalidade da mesma dentro da institucionalidade prevista.
Com efeito, o supervisor além de um orientador institucional.
Função imprescindível.
Tem como obrigação primordial.
Não o papel de vigiar e críticar o trabalho pedagógico do professor.
Como também do grupo gestor.
Todavia, ajudar na construção do projeto político pedagógico, melhorando em suas constantes revisões.
Todavia, é indispensável que o supervisor ajude na superação de possíveis conflitos nas relações profissionais.
Entre professor e supervisão.
Professor e gestão.
Professor e professor.
Professor e aluno.
Objetivando o bem coletivo e o sucesso do projeto político pedagógico.
Por último em síntese.
O livro desenvolve uma crítica veemente.
Histórica e analítica.
A respeito do trabalho do supervisor escolar.
Quando o mesmo não cumpre seu papel político pedagógico e institucional.
Analisa a autora.
Em referência a funcionalidade da escola.
A rotina cotidiana.
Refletindo a respeito os papeis dos diversos atores no mecanismo pedagógico.
A escola travada pedagogicamente.
Sem perspectiva evolutiva.
Por diversas razões.
Nesse momento a importância da supervisão.
Em relação a solução dos entraves.
No desencadeamento pedagógico .
Como também em relação ao processo de resiliência do professor.
Desse modo, a nova figura da supervisão.
Importante para o bom andamento da instituição.
Sobretudo, para efetivação do projeto político pedagogico da escola.
Proposto coletivamente.
Edjar Dias de Vasconcelos