A prática da supervisão, como ação pedagógica: concurso de supervisão de ensino SP 2018.
A supervisão.
Exige permanente avaliação.
Reflexão epistemológica crítica.
A respeito do desempenho da supervisão.
Portanto, o esforço continuado buscando o aperfeiçoamento pela reflexão pedagógica.
Com fundamentação pedagógica.
Desenvolvimento técnico.
Em defesa do projeto político pedagógico da escola.
Com efeito, ação da supervisão direciona-se na perspectiva.
De quatro elementos fundamentais.
Objetivando os seguintes itens:
Planejamento .
Conteudos.
Procedimentos.
Avaliação.
Caminhos concretos a serem seguidos pelo supervisor.
1. Possibilitar aos educadores viverem a práxis educativa.
2. Desenvolver na escola a reflexão epistemológica.
Os fundamentos interdisciplinares das disciplinas.
Dentro do projeto político pedagógico.
O trabalho elaborado coletivamente.
3. Estrategias de trabalhos em equipes.
Planejamento.
Atitude como práxis educativa.
Os cuidados com a didática.
A percepção crítica do campo de ação.
Orientação do supervisor na racionalização das atividades práticas.
Aumento da aptidão do corpo docente em suas decisões.
Conteudos, a matéria propriamente ministrada.
Em sua perspectiva cientítica, formalmente compreensível.
Interdisciplinarmente.
Procedimentos, as ações pedagógicas desenvolvidas.
Avaliação a forma de verificação do ensino aprendizagem.
Os critérios utilizados.
Por último, a práxis educativa.
Objeto da ciência pedagógica.
Como caracterizar as ações epistemológicas.
A pedagogia intencional, reflexiva e prática.
Edjar Dias de Vasconcelos.