Educação Escolar: políticas, estrutura e organização, prova de mérito SP, 2018.

LIBÂNEO, José Carlos, OLIVEIRA, João Ferreira e TOSCHI, Mirza Seabra.

No sistema educativo e nas escolas, é fundamental conhecer as políticas educacionais e as diretrizes de organização curricular, valores e ideologias, como são influenciadas as práticas pedagógicas, na formação cognitiva e política do aluno.

Outro aspecto a ser considerado, as ações pedagógicas desenvolvidas na escola se seguem ou não as tais políticas e diretrizes educacionais, indispensável ao diálogo entre corpo docente e grupo de gestão, como deve ser formulado coletivamente as práticas formativas e inovadoras.

Com efeito, é necessário conhecer e refletir as políticas educacionais, organização e gestão escolar, quando for elaborar o projeto político pedagógico da escola.

O professor eficiente não é apenas aquele que conhece e desenvolve suas competências, os saberes epistemológicos, para executar uma boa aula, é fundamental ter conhecimento do sistema escolar de suas complexidades relacionadas.

Todo ato cognitivo educativo precisa ser politizador, toda educação que não politiza, transforma se em metafísica, mística religiosa, em alienação do espírito cognitivo.

Em referência as diretrizes da educação, compete ao sistema de ensino e as escolas, formularem significantemente a construção de projetos pedagógicos objetivando a construção de uma nação.

Desse modo, com a finalidade de possibilitar a formação de sujeitos capazes de participar do referido processo, exatamente nesse sentido que a escola é política.

As políticas educacionais atuais estão relacionadas com as transformações econômicas, buscando uma nação para todos e não para alguns privilegiados.

As reformas educacionais contrariam o sistema capitalista, hoje entendido de neoliberalismo, em defesa de um modelo político econômico em direção ao social liberalismo.

Portanto, desenvolvimento econômico com a renda distribuída, semelhante ao modelo econômico do Norte da Europa.

O neoliberalismo gera problemas sociais, desemprego, miséria, fome, profundas desigualdades, esgotamento das riquezas naturais. Com efeito, necessário uma educação que provoque a consciência política.

Todavia, é fundamental a existência de um currículo nacional, a profissionalização dos professores, a gestão educacional e a avaliação institucional.

Historicamente, se deu através da elaboração e promulgação da LDB, do PNE, das diretrizes curriculares, normas e resoluções do Conselho Nacional de Educação.

No entanto, políticas e diretrizes demonstram contradições, que negam autonomia das escolas e dos professores, uma crise educacional e de gestão e de legitimidade política.

Por outro lado, sem contar que o Estado está preocupado com a redução do gasto educacional. Entretanto, é importante a legislação como eixo básico das disciplinas.

Abordagem político-ideológica: o desenvolvimento da crítica epistemológica, o entendimento da realidade, a leitura política corretamente.

Desenvolvimento do saber acadêmico, aliado ao método de ensino e aprendizagem, a habilidade de investigação, favorecendo o aluno produzir conhecimento, orientado pelo professor, como ensina Paulo Freire.

O objeto de estudo sempre através da escola e da organização do ensino aprendizagem tendo como lastro a legislação. Portanto, a escola como foco das disciplinas. Entretanto, o ensino contextualizado desenvolvimento da crítica histórica, sistêmica.

Valorizando sempre estrutura e organização escolar, do mesmo modo, as políticas educacionais no funcionamento da escola.

Articulando também além do conhecimento específico de cada disciplina, as abordagens globais, na valorização de cunho político, sociológico e econômico, na construção de uma nova sociedade mais justa e humana.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 23/11/2018
Reeditado em 23/11/2018
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