Te lembras disto? (publicado originalmente em 1/12/2018)

Quando era criança e assistia a Escolinha do Professor Raimundo me irritava a hora em que o mestre chamava o Aldemar Vigário. Na minha cabeça, tratava-se de momento arrastado, demorado, bastante sem graça.

Ah, como eu era tolo e burro. Crianças, claro, não teriam como entender os papos entre eles e as histórias por trás de cada aventura de Raimundo Nonato. Lúcio Mauro-Chico Anysio. O que dizer desta dupla?

Anos depois descobri que o primeiro morou com o segundo em Maranguape, terra natal do intérprete do Professor Raimundo e, portanto, sabia de várias passagens da infância de Anysio, e as narrava de forma hilária quando estava na pele de Vigário, o enrolador que queria bajular o professor e conseguir a nota boa.

Que ator, esse Lúcio Mauro, paraense de Belém! Iniciou a carreira lá longe, no Nordeste, inclusive na TV, Rádio Clube de Pernambuco, onde atuou no humorístico 'Beco Sem Saída'. Estava casado com Arlete Salles.

O casal veio para o Rio nos anos 60, e passou pela TV Tupi, TV Rio, e em 1966 estreou na Rede Globo, então com 1 ano de idade. Três personagens cômicos o consagraram nos humorísticos: o marido de Ofélia, a que 'só abre a boca quando tem certeza' (com Sônia Mamede, depois com Cláudia Rodrigues); Da Júlia, o assistente de direção do 'símbalo sescual' Alberto Roberto, e, finalmente, o melhor de todos, o citado Aldemar.

Era engraçado e até emocionante o entrosamento de Mauro e Anysio, dois 'escadas' (quem prepara a piada para o outro finalizar) de talento sem igual. Na Escolinha (1990 a 95, 1999, depois 2001-02), hoje reprisada no Canal Viva, nem me preocupo em comparar com a Nova Escolinha, forçada, sem graça.

Deleito-me cada vez que aquele bigodinho fajuto entra em cena, perguntando ao professor a famosa questão: 'Te lembras disto?'. Em março, Lúcio fará 92 anos. Está doente, mas lúcido.

Rodrigo Romero
Enviado por Rodrigo Romero em 26/11/2018
Reeditado em 20/12/2018
Código do texto: T6512330
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.