Pedagogia da autonomia: prova para supervisão de ensino, SP 2019.
A tese fundamental de Paulo Freire.
Não há docência sem discência.
Nesse aspecto todo procedimento cognitivo é dialético.
Transformador do ponto de vista da materialidade.
Para Feire, ensinar não é transferir conhecimento.
Todavia, criar condições para a construção do mesmo.
Aprendizagem é um ato crítico, político e transformador.
Com efeito, educadores e educandos, transformam em sujeitos do processo de aprendizagem.
O educador ajuda o educando a pensar certo.
Motivo pelo qual todo processo de aprendizagem é desafiador.
Portanto, ensinar exige pesquisa metodologia, epistemologização.
A formulação da cognição deve ser rigorosa.
O ensinar exige respeito aos saberes dos educandos.
As disciplinas estudadas devem ser associadas a realidade concreta.
A cognição desenvolvida precisa ser crítica, objetivando a superação do conhecimento ingênuo.
O ensinar precisa de estética e ética.
Da percepção dialética da realidade, tudo é movimento.
O eterno devir.
A condição do estar sendo e sua permanente superação.
Ensinar exigir construir o novo, provocando ruptura ao que for ultrapassado, político e científico.
Rejeitando todas as formas de discriminação.
Práticas preconceituosas de raças, classes e gêneros.
Portanto, a verdadeira educação exige ações políticas na criação de Estados sociais, na superação de ideologias políticas como o neoliberalismo.
A educação pressupõe a luta constante buscando a igualização social.
Edjar Dias de Vasconcelos.