Pedagogia da autonomia: prova para supervisão de ensino, SP 2019.

A tese fundamental de Paulo Freire.

Não há docência sem discência.

Nesse aspecto todo procedimento cognitivo é dialético.

Transformador do ponto de vista da materialidade.

Para Feire, ensinar não é transferir conhecimento.

Todavia, criar condições para a construção do mesmo.

Aprendizagem é um ato crítico, político e transformador.

Com efeito, educadores e educandos, transformam em sujeitos do processo de aprendizagem.

O educador ajuda o educando a pensar certo.

Motivo pelo qual todo processo de aprendizagem é desafiador.

Portanto, ensinar exige pesquisa metodologia, epistemologização.

A formulação da cognição deve ser rigorosa.

O ensinar exige respeito aos saberes dos educandos.

As disciplinas estudadas devem ser associadas a realidade concreta.

A cognição desenvolvida precisa ser crítica, objetivando a superação do conhecimento ingênuo.

O ensinar precisa de estética e ética.

Da percepção dialética da realidade, tudo é movimento.

O eterno devir.

A condição do estar sendo e sua permanente superação.

Ensinar exigir construir o novo, provocando ruptura ao que for ultrapassado, político e científico.

Rejeitando todas as formas de discriminação.

Práticas preconceituosas de raças, classes e gêneros.

Portanto, a verdadeira educação exige ações políticas na criação de Estados sociais, na superação de ideologias políticas como o neoliberalismo.

A educação pressupõe a luta constante buscando a igualização social.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 04/12/2018
Reeditado em 04/12/2018
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