Pierre Levy Cibercultura: concurso para supervisão SP, 2019.

Ninguém sabe tudo, todo saber está na humanidade, a diversidade é o caminho, as múltiplas disciplinas.

Com efeito, o grande instrumento são as tecnologias, entre elas a internet, o verdadeiro conhecimento é interdisciplinar.

Desse modo, a Cibercultura reflete Pierre Lévy, a grande problemática a respeito da questão pedagógica, o uso tecnológico digital, tal prática ajuda na universalidade da totalidade.

Por outro lado, todo movimento social ou prática de aprendizagem é cultural, sendo assim, a cultura é o grande mecanismo de desenvolvimento econômico, social e político, fundamentais os instrumentos tecnológicos.

Por trás de qualquer evolução está o fenômeno técnico, portanto, modernamente, não há aprendizagem sem o aproveitamento das tecnologias aplicadas.

A necessidade do uso das tecnologias, no desenvolvimento da multimídia, o impacto das novas tecnologias, na formatação da cultura na sociedade política.

Não é possível o desenvolvimento humano, sem produção cultural, o uso da mesma na evolução cultural, a técnica em nossos dias não é estranha a nenhum processo político pedagógico.

Portanto, o mundo é tecnológico, a educação do mesmo modo, significando cognitivamente aprendizagem.

Com efeito, o que muda no espaço do tempo pedagógico, é o desenvolvimento tecnológico.

A técnica evolui historicamente e ajuda no processo cognitivo da aprendizagem, o saber elaborado acontece a parir da evolução tecnológica.

Portanto, a tecnologia não é uma mecanicidade autônoma, alheia a produção cultural ao desenvolvimento cognitivo.

A técnica é fruto da sociedade desenvolvida, como evolução cultural, sendo assim pedagogicamente a relação é dialética.

Cognição e tecnicidade uma profunda interconexão, desse modo, reflete Lévy na análise dos sistemas sociotécnicos.

Tecnicidade e a cognição interagem no desenvolvimento humano, evoluindo a civilização. Com efeito, não separa o mundo real dos objetos materiais, o ambiente natural é própria materialidade.

A tecnologia não é uma causa, entretanto, ajuda na modificação cultural, do mesmo modo, na evolução tecnológica, instrumento auxiliar na criação da cultura.

Em tal perspectiva sem o digital, não é possível o desenvolvimento do ensino aprendizagem, não se compreende a cultura, a evolução científica, sem o uso da tecnologia.

Evidente a compreensão da informática no uso dos multimeios, fundamental o uso técnico digital na formulação do projeto pedagógico estabelecido.

Sendo assim, o usuário da tecnologia, consegue aumentar sua autonomia, multiplicando suas faculdades cognitivas, compreendendo melhor o mundo.

Dessa forma, há uma relação complexa entre a técnica e sociedade e a produção cultural, uma perfeita interconexão, sendo a técnica produção do homem e da sociedade por meio da evolução cultural.

A sociedade contemporânea está profundamente condicionada pela técnica, tudo depende dela, a própria cognição na aprendizagem desenvolvida.

Desse modo, tudo é mútuo, nada é separado, a complexidade modifica a própria complexidade, em relação dialética profunda, acontece a produção cognitiva pelo mecanismo pedagógico da aprendizagem.

Sendo assim, não existe uma causa a priori identificável, todos os aspectos são fundamentais, na produção cognitiva social cultural.

Portanto, não existe evolução pedagógica sem auxílio tecnológico, o uso digital, em referencia a internet cumpre papel preponderante.

A técnica condiciona ação pedagógica, na produção dos distintos mundos culturais. A tecnologia convém de tal modo a cognição, hoje não há ensino aprendizagem sem sua utilização.

Em síntese o que é a Cibercultura, exatamente a velocidade digital, na superação de técnicas obsoletas, na criação de novos impactos culturais no desenvolvimento pedagógico, as revoluções contínuas tecnológicas do mesmo modo, o ensino aprendizagem.

As novas tecnologias surgem de atividades coletivas, na criação de impactos culturais sociais, na produção do saber, o papel da inteligência coletiva, proporcionar a evolução, o que só será possível com a evolução contínua da técnica.

Tal processualidade é o ciberespaço interativo, coletivo, cognitivo, permitindo aprendizagem cooperativa em rede, a importância do uso da internet.

Portanto, o ciberespaço possibilita a inteligência coletiva, ambiente natural para o desenvolvimento cognitivo, nas interações diversas, sendo que as referidas possibilitam mutações tecnossociais, no uso ativo da Cibercultura.

Sendo desse modo, não é possível o desenvolvimento cognitivo sem a inclusão tecnológica, na elaboração do projeto pedagógico da escola.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 14/12/2018
Reeditado em 14/12/2018
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