Origem e evolução dos povos Semitas.

Semita, um conjunto linguístico de diversos povos.

Os Semitas encontram-se na bíblia, no livro do gênesis, identificação de vários povos com traços culturais comuns, remontando a mesma origem.

Originaram no Oriente Médio, ocuparam regiões do mar vermelho ao planalto iraniano.

Eram nômades, cuidavam do pastoreio.

Identificados pela linguagem semítica, entretanto, com diversos dialetos e deuses.

São eles, arameus, assírios, babilônios, sírios, hebreus, fenícios e caldeus.

Criaram o Judaísmo unificando Israel, posteriormente, o Islamismo, século VII, referência ao profeta Maomé.

A unidade de diversos povos, nações formando a grande comunidade árabe, os islâmicos.

Os semitas foram divididos entre árabes e judeus, desenvolvendo o judaísmo como religião.

Com o surgimento do islamismo os povos árabes procuraram conquistar a Europa, da Espanha ao Pacífico.

Entretanto, foram derrotados nascendo mais tarde as monarquias europeias centralizadas, a expansão do cristianismo como ideologia de dominação cultural.

Os povos árabes divididos em diversas tendências islâmicas, derrotados no ocidente, porem, conseguiram colonizar do ponto de vista da religião outras regiões.

Os Semitas produziram três grandes religiões monoteístas: Cristianismo, Judaísmo, Islamismo.

A religião judaica desenvolveu entre os povos hebreus, a unificação das diversas tribos judaicas, na formatação da religião como suporte político de Estado.

A fé em javé como ideologia religiosa e política durante os conflitos entre judeus e cananeus, do mesmo modo, os moabitas.

No século I da era cristã, com a invasão dos povos romanos em Israel, os judeus esparramaram pelo mundo, quando nasceu o cristianismo, uma ideologia semítica a serviço da unificação do ocidente.

Sendo que judaísmo ortodoxo permanece apenas no antigo Israel, o semitismo produção de árabes e judeus, que passaram por diversos conflitos, nascendo duas religiões do conflito, judaísmo e islamismo.

O século XX em decorrência de conflitos permanentes entre povos semitas, foi criado Estado político moderno de Israel, com demarcação de território.

Importante, compreender que fenômeno semitismo não refere apenas ao povo judeu, portanto, a significação anti-semita hoje refere um combate a cultura islâmica com a colaboração judaica.

Com efeito, o semitismo uma cultura ampla e que atinge e todos os povos de origem árabe, o judeu antes de ser judeu sempre foi árabe, como são todos os povos dos demais Estados da região.

Edjar Dias de Vasconcelos.

=

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 13/03/2019
Reeditado em 16/03/2019
Código do texto: T6596682
Classificação de conteúdo: seguro