O idealismo filosófico, fenomenológico de Johan Gottlieb Ficht.
Ficht 1726-1814.
Alemanha século XIX, Ficht a partir de Kant procura reformular o idealismo alemão, como hermenêutica aplicada a fenomenologia.
Para Kant o conhecimento só é possível a partir do eu, sendo que o referido determina o sujeito cognitivo epistemologizado.
Portanto, o princípio da consciência esta substanciado ao eu como sujeito, sendo o mesmo o centro logocêntrico do saber.
Portanto, significa que o sujeito organiza o conhecimento do objeto, sendo que o referido encaixa tal qual é a percepção da memória cognitiva.
Desse modo, podemos dizer o saber do espírito é tão somente uma ideologia do conhecimento epistemológico, razões das diversas hermenêuticas.
Qual a novidade em Ficht, ele desenvolve o conceito do eu de Kant como princípio da consciência, redefinido como fundamento criador do sujeito, a partir do qual a realidade é concebida.
Com efeito, Ficht funda o idealismo absoluto, influenciando profundamente Hegel.
Desse modo, a realidade objetiva é produto do espírito humano, assim sendo, a realidade exterior a cognição do eu como sujeito criador, resultada da estrutura da memória como fenômeno da percepção.
Portanto, o saber é a projeção da memória cognitiva exposta a criação como ideologização da realidade.
Edjar Dias de Vasconcelos.