Esquemas e cuidados masculinos

Legalmente e usufruindo do bom senso; são válidas todas as intervenções em prol da autoestima, e apreciação pelos públicos feminino e gay. Corpo esbelto, barba bem tratada, pele limpa e hálito puro. Não há possibilidades para retrocessos nestes pontos compositores dos cuidados do homem atual. Antigamente, o barbeiro incumbia-se, também, do tratamento dos dentes, como não existiam exames, o problema era solucionado com extração - e sem anestesia. Alguns cidadãos compareciam embriagados, outros, após fumar um beck.

Nas cidades grandes, os tiozão, avós e conservadores aderem ao cuidado corporal; afirmam profissionais da área da estética e beleza. Novos cosméticos recebem boa acolhida, cursos técnicos e de formação superior, alastram Brasil à dentro. Youtubers, artistas e atletas ditam tendências. É prática comum, entre os jogadores de futebol, a retirada dos pelos das pernas, para facilitar cicatrizações. A técnica colaborou para quebra de tabus referentes à depilação masculina. No meio adolescente, o ato evoluiu dos membros inferiores ao tronco.

A nova geração está contribuindo, decisivamente, para a desconstrução de paradigmas machistas na sociedade de arroubos patriarcais. Colaborando com a desmisticação da sexualidade. O macho da espécie humana está se conscientizando referente ao tratamento, e uso do próprio corpo. Não é modismo, e nem metrossexualidade, mas, sim, mudança cultural. A indústria cosmética, e do segmento alimentício (no ramo de suplementos) desde os primeiros anos do segundo milênio vêm desenvolvendo produtos específicos ao nicho jovem masculino, e estes apresentam ótimos índices de aceitação, conquistando defensores de marcas.

Padrões de beleza variam no tempo e no espaço. Contudo, a atenção vai além do corte do cabelo, atualizado, e barba estilosa. Mitos relativos aos cuidados estão caindo por terra. Mas, ainda persiste o preconceito. É essencial o combate às acnes, manchas, marcas de expressões e olheiras. Assim como o implante capilar e o desenho das sobrancelhas compõem pacote de baixo custo e ótimo retorno estético, um simples protetor solar ou um frasco de creme hidratante agregam positivamente no combate ao envelhecimento precoce e adoecimento da pele.

As barbearias em alta, além da vaidade, enaltecem o zelo com a saúde. Alguns estabelecimentos disponibilizam acesso à bebidas e salão de jogos para o cliente desfrutar enquanto aguarda o atendimento diferenciado. A atenção com a aparência colabora nas relações afetivas e profissionais. De acordo com o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, em 2018, o mercado da beleza masculina movimentou mais de R$ 6 bilhões de reais na economia mundial.

Ronaldo Marinho
Enviado por Ronaldo Marinho em 06/01/2020
Reeditado em 20/10/2020
Código do texto: T6836013
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.