DO HOMO SAPIENS AO HOMEM SUPERIOR

Texto de Luciano Carneiro Tavares

O homem, nos primórdios da sua trajetória evolutiva, valeu-se fundamentalmente do instinto para sobreviver. Nos primeiros tempos da sua existência, vivia e agia de forma padronizada, coletiva, muito parecida com a dos animais.

À medida que sua inteligência foi se ampliando, foi-lhe sendo incorporado o sentir em relação aos seus pares e às coisas ao seu redor. Gradualmente, em milênios de evolução, ele foi se afastando da vida coletiva, promíscua, para se erigir socialmente e psicologicamente como indivíduo, dono de uma outra vida, íntima, privada.

O Criador o havia dotado de uma expressão máxima nas possibilidades terrenas, uma chispa divina: o espírito. Graças a ele, era-lhe possível cumprir sucessivas etapas evolutivas para chegar a um destino superior. Sua arte suprema consistiria em chegar a encontrar e conhecer, dentro de si mesmo e nos processos do Universo, o Artista que tudo criou. Entretanto, as necessidades materiais e os prazeres da vida física além do necessário, que sua ignorância mantinha, desviavam sua atenção para fora de si. Além das falhas que trazia, outras foram sendo incorporadas à sua psicologia.

Seus estudos e conhecimentos dos aspectos materiais desenvolveram-se espetacularmente, mas o mesmo não aconteceu com os aspectos superiores, transcendentes.

Chegando aos dias atuais, o que ele encontrou? Bilhões de pessoas no planeta, centenas de países, diversas etnias, incontáveis religiões e ideologias, muita ciência e muita tecnologia voltadas para fora de seu mundo íntimo, e.... uma profunda decadência da cultura ocidental e oriental.

O panorama cultural visto com olhos sadios, isentos, mostra um desastre em termos de compreensão, respeito, amizade e colaboração entre povos, grupos e pessoas. Parece que nada nem ninguém foi de fato capaz de ensinar a esse homem como ser melhor, como administrar seus pensamentos, como cultivar sentimentos elevados; não lhe foi ensinado a conhecer seu mundo interior e, partindo daí, a conhecer o mundo mental que o rodeia e o permeia. Coroando as causas da derrocada de sua cultura, nada nem ninguém soube lhe ensinar como conhecer, compreender, amar e respeitar o Autor da Criação.

Não é, pois, sem motivo que vemos hoje tantos homens que ocupam posições de relevo no mundo mostrando em sua conduta um grande desamor pela pátria e pela humanidade. Nós, brasileiros, conhecemos bem esta realidade! ... Quando entenderem que aqui é o nosso lar, que aqui é a nossa casa; pelos quais temos que lutar, defender e trabalhar; verão o grande bem que fazem, também, a si mesmos. Não se vê falar de uma pessoa sequer, que tenha se arrependido de suas atitudes elevadas, nobres e generosas, dentre os cientistas, os militares, os políticos, os estadistas e todos os benfeitores que escreveram com letras de ouro os seus nomes no livro da história.

É sabido que a maioria dos seres é constituída de pessoas de bem, que desejam e buscam ser melhor. Muitos já conhecem os cursos mantidos pela Fundação Logosófica em Prol da Superação Humana, que trabalha atualmente no seio dos povos para o advento de uma nova e superior cultura para a espécie. Uma visão clara desse trabalho pode ser vista em livros que estão gratuitamente expostos na Internet (www.logosofia.org.br).