UFA !!!

UFA !!!

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Com tantas lamentações e maledicências nesses dias atuais em função da séria crise provocada pela pandemia, só resta aos que viveram em outros tempos, outras décadas, lembrarem-se daqueles velhos tempos.

Se comparados com os atuais seriam muito mais difíceis de viver. Mas isso podemos considerar só até à pagina 1 porque a partir daí e até ao final do livro, não se precisa de tanta demonstração para constatar que quase todos eram muito e até mais felizes. Mesmo que não soubessem disso, naquela época.

Os divertimentos eram um pouco diferentes do que são hoje. Não havia, por exemplo, tanta tecnologia. Ninguém imaginaria assistir à uma televisão digital, com imagens perfeitas. Também com seu som.

Telefone? Só os bem abastados o possuíam em casa. E era de funcionamento um tanto quanto deficiente. Mas resolvia o necessário das pessoas. Até porque ninguém ficava e nem estava dependente deles. Seu uso era por restrita necessidade. Só uns poucos abusavam de seu uso, e olhe lá!

Os automóveis também eram restritos aos que possuíam sólidas condições. Financeiras e patrimoniais. A vantagem principal em relação aos dias atuais era de que não havia engarrafamentos nas ruas, bem como dificuldades de estacionamento do mesmo.

O rádio era de alcance quase total junto à população. Programas de divertimentos, notícias e de esporte. Mas o surgimento das radionovelas foi um sacudimento social nessa mesma população. Virou verdadeira febre. E não havia quem as deixasse de acompanhar diariamente.

É engraçado lembrar de um fato: a galinha na refeição era um prato especial para muitos. Dizia-se a título de brincadeira/gozação que era um prato só do Domingo. Isso para os menos favorecidos. Diferentemente do que é hoje, onde o frango virou coisa corriqueira.

Muitas coisas mudaram de lá para cá. Muitas expressões que eram usadas, juntamente com muitos termos, se usados hoje, seus autores serão acusados de preconceituosos. Até mesmo certas brincadeiras entrariam nesse mesmo conceito.

Isso se resume nos dias atuais ao emprego do "politicamente correto", que não passa de uma excrecência. Mas aprendeu-se um exercício de ação em escamotear tudo o que for possível. Até mesmo a verdade. E assim a vida segue em frente.

É claro que ela tem suas peculiaridades. E são muitas delas, cabendo a cada um de nós adaptarmo-nos às circunstâncias. Mas é necessário ressaltar que esse exercício é muito difícil e pesado para os de idade avançada, haja vista a profunda radicalidade acontecida de uma época para a outra.

Mas ao final constataremos o seguinte: "dentre mortos e feridos, salvaram-se todos". Ufa !!!

Terceiro Milenio
Enviado por Terceiro Milenio em 29/07/2020
Código do texto: T7019986
Classificação de conteúdo: seguro