Qual a importância política dos Vasconcelos em Portugal.

Portugal fazia parte do vasto território romano, na região do atual Portugal, tomada por mouros, árabes islâmicos que lutavam com o objetivo de islamizar o cristianismo.

Quer tomar uma nação primeiramente evangeliza o povo, deste modo, no mundo antigo e medieval, como hoje a tomada do poder em certas regiões do mundo.

Não é sem razão que a extrema direita hoje no Brasil, tem o poder político, graças aos pentecostais.

Os mouros desejavam fundar uma nação, evangelizando os latinos da região. Portanto, os latinos tiveram que organizar politicamente em defesa dos cristãos, fundando em 1.139, o primeiro Estado nação.

D. Afonso Henriques foi o primeiro rei iniciador da dinastia de Borgonha, durante um bom tempo o reino português estava envolvido na luta pela expulsão dos mouros.

A reconquista cristã só terminou no ano 1249 com a conquista de Algarves sul de Portugal, quando o país ficou de fato formatado.

Em 1279-1325, o rei D. Dinis iniciou a organização interna de Portugal, as fronteiras já estavam definidas.

Em 1383, com D. João, Mestre de Avis, quando teve início a dinastia de Avis, isso se deu devido uma guerra ideológica interna, entre a nobreza feudal e a burguesia mercantilista.

D, João para ganhar o poder político, aliou a burguesia mercantilista.

Exatamente neste período que os Vasconcelos, fugindo de Vasconça, Espanha, devido a perseguição da inquisição, Vasconça denominação pela qual nasceram os Vasconcelos.

Os Vasconcelos chegando em Portugal aliaram a burguesia mercantilista e a família Avis, ao término da guerra transformaram em nobreza togada, juntamente com 14 outras famílias.

Os Vasconcelos foram importantes na história de Portugal, no Brasil Imperial, casavam com pessoas da família Bragança.

A Revolução de Avis foi a sucessão do trono entre duas famílias o rei de Castela e D. João, sendo que a Revolução de Avis foi a vitória da burguesia portuguesa, os mercadores, deste modo, nasceu a importância política dos Vasconcelos.

O Estado passou a ser um instrumento econômico e político da burguesia mercantil, neste contexto de um Estado mercantil, que posteriormente, Portugal resolveu descobrir o caminho para Índia, descobrindo o Brasil.

Com o poder centralizado, com expansão marítima, Portugal rico, tornou assim, contraditoriamente, o primeiro país europeu a constituir um Estado político, absolutista e mercantil ao mesmo tempo, os Vasconcelos foram figuras proeminentes nesta Revolução.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 10/09/2020
Reeditado em 10/09/2020
Código do texto: T7059646
Classificação de conteúdo: seguro