Os três maiores santos da Igreja: São Vicente, São Lancelloti e São Francisco.

Hoje é dia de São Vicente, o maior santo da história do cristianismo, sem exagero, São Vicente na bondade, na caridade no amor ao próximo, foi igual a Jesus Cristo.

Por favor entenda a metáfora.

Fui seminarista Lazarista, estudei no seminário menor, ano propedêutico, Filosofia, Psicologia e História pela Puc de Belo Horizonte, dois anos de noviciado estudando a história da Congregação e a vida de São Vicente, parte do noviciado realizado no Santuário do Caraça.

Portanto, conheço São Vicente, tenho admiração por São Vicente, na história do cristianismo sem dúvida é o maior santo.

Fui estudar no Rio de Janeiro, transferido para São Paulo, já no segundo ano de Teologia, fui colega de turma do padre Júlio Lancellotti, Júlio entrou tardiamente para o seminário, entretanto, recordo do Lancellotti jovem.

Terminamos o Bacharelado de Teologia no mesmo ano, quando estudante já entendia o Lancellotti como santo, via na imagem dele a figuração de São Vicente, São Lancellotti é o segundo santo da história do cristianismo, o terceiro São Francisco.

Para quem não conhece Lancelloti, não faz ideia a santidade deste padre, quando seminarista, conversa com ele na sala de aula, com o mais profundo respeito, pois afinal estava falando com um santo.

Todas as vezes que conversei com Lancelloti, na minha memória estava a presença de São Vicente, amor do São Lancellotti aos pobres exatamente igual de São Vicente.

A minha homenagem é a São Vicente, entretanto, tive a felicidade de conhecer São Vicente estudando, Lancellotti como colega de turma o São Vicente contemporâneo.

A terra respeitou a santidade de São Vicente seu corpo continua intacto como se tivesse dormindo na casa mãe em Paris.

Imensa felicidade pela minha experiência existencial com ambos os santos.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 27/09/2020
Reeditado em 27/09/2020
Código do texto: T7073405
Classificação de conteúdo: seguro