Sociedade aberta e seus inimigos, a questão da democracia no Brasil.

O magnifico pensador Karl Popper defende a ideia que a democracia pode destruir a democracia, a sociedade aberta pode abrir caminho para a anti democracia.

Quando que a democracia destrói a democracia, efetiva-se a destruição, por meio da implantação da ditadura.

Com efeito, o que poderá acontecer através de golpes institucionais, o que aconteceu exatamente com o Brasil, o impeachment do governo Dilma, entretanto, a preservação da democracia como fundamento das novas relações políticas.

Assim sendo, a democracia não fundamenta em relações democráticas, todavia, como justificava para ascensão de grupos extremistas no poder, o direitismo brasileiro é produto das relações democráticas.

Com efeito, como eliminar grupos não democráticos, em uma sociedade democrática, deste modo, uma crítica a sociedade aberta e seus inimigos, o único caminho possível a politização correta dos grupos não democráticos.

Existe apenas uma perspectiva em defesa das instituições democráticas, por um lado, a necessária eliminação Estado neoliberal, desenvolvimento econômico com a renda concentrada, a ideologia do capital produzindo riqueza e não o trabalho, essa é a concepção da direita e da extrema direita no Brasil.

O neoliberalismo é uma política econômica que defende o enriquecimento da burguesia e não da nação, portanto, o Estado político é antes de tudo não civilizatório.

O Outro modelo político de Estado, o social liberalismo, desenvolvimento econômico com a distribuição da renda, a ideia que só o trabalho produz riqueza e não o capital concentrado.

O social liberalismo é a ideologia que o capitalismo deve ser para todos, motivo pelo qual a etimologia social liberalismo.

Portanto, é fundamental que a sociedade seja democrática, entretanto, não existe democracia quando a sociedade é bestializada ou seja o povo não tem cultura política.

É fundamental que o povo tenha cultura política científica, contrariamente, a democracia serve para construírem forças políticas extremistas, estabelecendo o Estado anti democrático na democracia.

A sociedade precisa ser aberta, democrática, entretanto, a democracia não pode servir como suporte para subir ao poder forças políticas neofascistas.

O neofascismo é produto das sociedades abertas, entretanto, defende o poder não democrático no próprio modelo democrático, é neste sentido, que a democracia está destruindo o Brasil, todavia, não existe outro caminho, as transformações sociais são possíveis em sociedades abertas.

A questão fundamental no Brasil, parte significativa da sociedade é bestializada, destruindo a própria democracia, não se constrói uma nação democrática, com um povo imbecil.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 23/09/2021
Reeditado em 23/09/2021
Código do texto: T7348564
Classificação de conteúdo: seguro