O SÃO JOÃO DE IGAPORÃ

Mais precisamente na década de 70, o São João em Igaporã era uma festa mais característica da zona rural, o São Pedro menos festejado mas ascendiam fogueiras nas casas da viúvas e soltava fogos também porém com menos intensidade.

A maioria do pessoal iam curtir o São João na Zona Rural na casa de parentes e amigos. E em algumas localidades determinadas era realizado um forró com um maior numero de pessoas destas localidades e das regiões circunvizinhas. Mas sempre era tocado aquele forró simples e bem tradicional, nada eletrônico, apenas uma Sanfona, Zabumba, triângulo, pandeiro. Naquela época durante o São João a maioria das pessoas se deslocavam da sede da cidade para a zona rural.

No final da década de setenta, 1978/79 surge em Igaporã o IGASON 7. Naquela época não existia a denominação de Banda e sim de conjunto e logo em seguida de grupo musical. O conjunto Igason 7 foi criado pelos componentes com muito empenho e força de vontade mas não tinham condições financeiras para comprar a aparelhagem e os instrumentos, então o Sr. Florêncio Bandeira ( em memoria) pai de Tico, de um dos componentes vendo o interesse e a boa vontade do pessoal resolveu financiar a compra dos equipamentos e instrumentos musicais. A formação inicial do Conjunto Igason 7 teve os seguintes componentes: DEINHO GUITARRA SOLO, ANTONIO SEU IRMÃO BATERISTA, TICO FILHO DO SR. FLORENCIO CRONER OU CANTOR ( naquela época não usavam a expressão vocalista) MOTO GUIRTARRA BASE E CANTOR, E EU JOSÉ AUGUSTO, VULGO ZECA BOTAFOGO CONTRABAIXO. Com pouco tempo compramos um órgão ( em lugar do teclado atual) e CÉLIO que já tocava sanfona passou a tocar o órgão. Mas existiu muitos outros componentes que não eram tão efetivos, e nem fizeram parte da primeira formação, mas que foram muito importantes, tocavam em ocasiões especiais, nos carnavais, nas festas juninas etc. Podemos destacar Alex um sanfoneiro de excelente qualidade que tocou bastante no Igason 7 principalmente nas festas juninas, tocamos 03 anos seguidos o São João em Tanque Novo. Tinha também Zeca irmão de Deinho e Compadre Domingos ( Em memoria) além de outros que participavam nos carnavais e em ocasiões especiais.

O IGASON 7 chegou a tocar os primeiros forrós no ASSOI em uma palhoça no fundo do Clube que estava ainda em fase de construção. Acho que tocou também nos forrós realizados defronte à prefeitura ao lado da Igreja, antes do inicio das festas começaram a serem realizadas na praça do forró.

Além da participação de Alex como Sanfoneiro teve a participação também de um Sanfoneiro de Bom Jesus da Lapa. Foi um período que eu tive que me ausentar do conjunto para trabalhar em Xique, Xique, Ba, em 1981, havia passado no concurso da CEF, mas continuei sócio do conjunto, Zeca Irmão de Deinho ou Compadre Domingos que me substituíam no Contra baixo. Acho que o IGASON 7 foi a primeira Banda a Tocar na Praça do Forró.

Em 1985 retornando para a região e mudando para Paramirim, em 1987 reunimos todos os componentes do IGASON 7 que havia sido desativado, para formarmos a BANDA ECLIPSE que durou muito pouco tempo, mas que foi a primeira Banda a tocar um matinê de Carnaval na praça do forró.

Gente, esta questão de citar nomes é muito complicado, um vacilo e ai a gente esquece um nome e comete uma injustiça por omissão, se alguém ficou de fora pode falar que faremos a inclusão. Gostaria de esclarecer que a Banda Fênix e todos os músicos foram de um outro período bem posterior falaremos na próxima oportunidade.