A posição de NAPOLEÃO dura até hoje

//

Ao final do século XVIII, o imperador francês Napoleão Bonaparte ofereceu recompensa para qualquer um que apresentasse uma nova forma de preservação de alimentos. Os métodos tradicionais, até então utilizados, não eram suficientes e não aguentavam o tempo necessário para acompanhar o exército em suas batalhas. A recompensa foi paga a Nicolas Appert o qual descobriu que a aplicação do calor em frascos de vidro e tampados hermeticamente com rolhas de cortiça levavam os alimentos a prazos de validade até então desconhecidos.

Em 1809, Nicolas publicou um livro sobre o tema e foi premiado.

(...)

Uma cópia de seu livro foi parar nas mãos de Peter Durant, que deu entrada com o pedido de patente em 1810: “primeiramente acondicionamos os alimentos em garrafas ou outros vasilhames de vidro, potes ou recipientes de estanho, ou outros materiais adequados”. Esta foi a primeira sugestão de que recipientes revestidos de estanho, a futura lata, poderiam ser usados na conservação de alimentos.

A comida enlatada foi um sucesso entre os marinheiros. As primeiras latas de comida só chegaram às lojas em 1830. Incluíam tomates, ervilhas e sardinhas, mas suas vendas eram lentas, principalmente pelo preço ainda elevado e pela dificuldade de abertura da lata – usava-se martelo e talhadeira.

O alto preço das latas era atribuído à baixa demanda de mercado e ao método artesanal de fabricação e envasamento.

O desenvolvimento da estrutura da lata começou em 1824, pelo inglês Joseph Rhodes, que utilizou um método prático de colocação da tampa e fundo – a recravação – que só muitos anos depois foi largamente utilizado. A maioria do mercado ainda era destinada à companhia de navegação e logo, caravanas e trens passaram a estocar as latas para longas viagens – a comida enlatada tornou-se, então, parte dos hábitos alimentares. A guerra civil americana foi outro fator importante para a expansão da comida enlatada, pois o governo direcionava toda a comida disponível para seus exércitos nos campos de batalha.

(...)

\\ ASPAS fechadas para: “HISTÓRIA E DESENVOLVIMENTO DA LATA DE AÇO”, conforme divulgação feita pela empresa (indústrial) Palmira Metalgráfica. Acima (a partir do parzinho de barras // ) está apenas um trecho. A informação completa está em: https://www.palmira.com.br/historia-e-desenvolvimento-da-lata-de-aco/#

::::::::::::::::::

Voltando e finalizando aqui, o Tex.

É pelo comecinho dessa história (acima narrada) que podemos perguntar o seguinte: JÁ PENSOU SE NAPOLEÃO NÃO TIVESSE TOMADO AQUELA POSIÇÃO DE OFERECER UMA RECOMPENSA?

É por isso que as pessoas fazem piadinhas sobre uma tal “posição de Napoleão” — engraçadinhos, né não?

::::::::::::::::

Da série: Dizendo “na lata”