Santo católico ESCONDIA tudo: e ainda era aplaudido

Caro leitor, cara leitora, eu gostaria (antes) de explicar que esse título foi escolhido por mim no estilo da imprensa tradicional (Folha de São Paulo; UOL; Jornal Nacional; CNN; TV Band; etc.), de modo que você já nem precise ler o conteúdo do texto e vá logo condenando o personagem por antecipação.

Agora, isso esclarecido, prossigamos.

..............

Não vai dizer que você quando criança não gostava de desaparecer, enquanto ficava achando divertido quando demoravam a descobrir onde estava!

Não vai dizer que você não se divertia tentando fazer os adultos adivinharem enquanto você estava escondendo sua primeira paixão na adolescência!

Não vai dizer que em sala de aula, no dia daquela prova de matemática, aquela cola escondida na mão com as respostas aos quesitos NÃO era um truque de mágica?

Não vai dizer que você jamais sentiu vontade de desaparecer diante de todos quando tudo a redor parecia chato e as pessoas eram insuportáveis em determinada ocasião!

Não vai dizer que jamais sentiu vontade de ESCAPAR de um castigo disciplinar ou uma proibição do papai e da mamãe!

..............

Você aí! Sim, você! Não acha que ser mágico ilusionista (prestidigitador) é uma profissão fantástica? Você está escondendo que uma apresentação desse profissional deixa você curioso? Você é bom em disfarce, então!

..............

Espere ai! Você acha que a arte do ilusionismo mencionada acima é coisa do Capeta? E se eu disser que o dia 31 de janeiro foi escolhido como data comemorativa (Dia dos Mágicos) para essa profissão, justamente em homenagem a um SANTO CATÓLICO...?

Leia isso aqui, abaixo, depois eu (Tex) volto.

:::::::::::::::::::::::::::::::::

ASPAS abertas para o portal “Mundo Educação”

//

(TÍTULO/SUBTÍTULO): 31 de janeiro – Dia Mundial dos Mágicos

:-:

- O Dia Mundial dos Mágicos é celebrado em 31 de janeiro como uma homenagem àquele que é considerado o padroeiro deles: São João Bosco. –

(...)

O dia 31 de janeiro marca a data de falecimento de São João Bosco (nascido em 16 de agosto de 1815, em Becchi, na Itália), morto em 1888, na cidade de Turim. A escolha dessa data para homenagear os mágicos teria sido iniciativa de mágicos da Espanha, e o motivo principal era o fato de São João Bosco ter praticado truques de ilusionismo quando era adolescente a fim de ajudar nas despesas de casa.

Sabe-se que o ilusionismo era um tipo de entretenimento muito difundido e com grande recepção popular no século XIX. Muitos truques beiravam à fantasmagoria e confundiam-se com relatos de aparições espectrais, dada a eficácia de alguns dispositivos tecnológicos, como a lanterna mágica, desenvolvida pelos franceses Paul Philidor e Étienne-Gaspard Robertson. Muitas pessoas seguiam a trilha dos grandes ilusionistas nessa época para levar diversão aos outros e obter alguma renda a partir disso. Esse era o caso de São João Bosco, que, além de ser considerado padroeiro dos mágicos, é também tido como padroeiro dos jovens.

Esse santo ficou conhecido, na vida adulta, por ser um dos maiores santos místicos da modernidade, na esteira dos espanhóis São João da Cruz e Santa Teresa de Ávila. São João Bosco tornou-se notório pelas revelações que lhe eram apresentadas em visões e sonhos. Seu processo de canonização foi aberto no fim do século XIX, mas só em 1934 ele seria considerado efetivamente santo pela Igreja Católica, sob a autoridade do Papa Pio XI.

\\ ASPAS fechadas para o portal “Mundo Educação”. Confira o texto completo em:

https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-dos-magicos.htm

:::::::::::::::::::::

Voltando e comentando aqui, o Tex.

Estava achando que era um truque meu, né não?

A história é verdadeira, mas o meu truque é fazer você se sentir embaraçado/embaraçada se estava já pensando lá no comecinho da leitura em dizer que mágicas são coisas do Capeta.

Caiu no meu truque?

::::::::::::::::::::::

Da série: “Mostre as duas mãos, levante as mangas do casaco!”