A genealogia de João Batista de Vasconcelos de Itapagipe e Campina Verde MG.

Os séculos: final do século XVIII, XIX, XX e XXI.

No final do século XVIII para o começo do século XIX nasceu no pontal do Triangulo, na fazenda moeda em Itapagipe Minas Gerais, Pedro Carneiro Leão, casado com Maria de Jesus Carneiro, irmão de Juvenal Carneiro Leão, ambos filhos de Francisco Carneiro Leão e Maria Ferreira.

Pedro Carneiro Leão e Juvenal Carneiro Leão, eram primos de Fernando Carneiro Leão, o fundador do banco do Brasil, sendo o principal acionista do banco do Brasil na época do Império, no começo do século XIX.

O banco do Brasil no seu início era praticamente da família Carneiro Leão na cidade do Rio de Janeiro, desta família, nasceram os Batistas da cidade de Itapagipe Minas Gerais.

Pedro Carneiro Leão e Maria de Jesus Carneiro, tiveram vários e filhos e filhas, entre eles João Batista Carneiro casado com Cândida Rita Carneiro.

A partir do nascimento de João Batista Carneiro, desenvolveu nesta região duas genealogias, Batista Carneiro e Carneiro Leão, entretanto, ambas as genealogias da mesma família.

Deste modo, Batista Carneiro e Carneiro Leão constituem uma única família.

João Batista Carneiro recebeu a denominação de Batista Carneiro pelo fato de ter nascido no dia de São João Batista.

João Batista Carneiro e Cândida Rita Carneiro, tiveram filhos e filhas entre eles, Manuel Batista Carneiro, Joaquim Batista Carneiro, Gerônima Evangelista de Jesus e Maria Bilica de Jesus Batista.

Manuel Batista Carneiro casou com Tereza Francisca de Jesus, cujo nome verdadeiro, Tereza Bonito, irmã de Vicente Bonito, tia de Florêncio Bonito, Nicolau Bonito e Elias Bonito.

Tereza Francisca de Jesus a única filha de Antônio Bonito, casado com Maria de Jesus Bonito.

Na literatura não sabemos o verdadeiro sobrenome de Tereza Francisca de Jesus, pelo fato que todas as mulheres ao serem batizadas pelos padres de Campina Verde perdiam o verdadeiro sobrenome.

Todavia, o pai de Tereza Francisca de Jesus, cujo sobrenome era desconhecido ao ser registrado tardiamente, por ser muito bonito, o cartório colocou em Antônio o seu apelido, Bonito, deste modo, Antônio Bonito.

A mãe de Tereza Francisca de Jesus, Maria de Jesus Bonito, teve seu nome descaracterizado pelo Batismo.

Portanto, não sabemos o sobrenome verdadeiro família de Tereza Francisca de Jesus.

A família Bonito de Itapagipe, praxiologicamente não existe foi apenas um apelido transformado em sobrenome.

Existem outros bonitos, de origem da Itália, Espanha e Portugal, entretanto, sem grau de parentesco com os Bonitos de Itapagipe.

Tereza Francisca de Jesus casada com Manuel Batista Carneiro, neto de Pedro Carneiro Leão casado com Maria de Jesus Carneiro, filho de João Batista Carneiro casado com Cândida Rita Carneiro.

Assim Tereza Francisca de Jesus perdeu totalmente a sua genealogia, surgindo em Itapagipe a família Batista Carneiro, sendo que Batista, no caso desta família, foi uma homenagem a São João Batista, cujo o nome verdadeiro seria João Carneiro Leão.

Com efeito, etimologicamente não existe a família Batista em Itapagipe, entretanto, duas genealogias, Batista Carneiro e Carneiro Leão ambas constituem a mesma família.

Todavia, Manuel Batista Carneiro e Tereza Francisca de Jesus tiveram vários filhos e filhas, entre eles, Gerônimo Batista Carneiro, Sebastião Batista Carneiro, Francisco Batista Carneiro, José Batista Carneiro, Raul Batista Carneiro, João Batista Carneiro, Cândida Batista de Jesus, Luiza Batista de Jesus, Ana Batista de Jesus, Maria Batista de Jesus e Josefa Batista de Jesus.

Os demais descentes da família Batista Carneiro, filhos e filhas de Gerônima Evangelista de Jesus e Maria Bilica de Jesus Batista, Sendo que Joaquim Batista Carneiro não deixou descendentes.

Francisco Batista Carneiro, filho de Manuel Batista Carneiro e Tereza Francisca de Jesus, casou com Maria Porfíria de Vasconcelos, filha de Cristiano Machado de Vasconcelos, casado Maria Eugenia Crispim da Silva, filha Patrício Crispim da Silva e Maria Francisca da Silva, irmã de Eugenio Crispim da Silva, casado com Gerônima Evangelista de Jesus, irmã de Manuel Batista Carneiro.

Quando surgem os Vasconcelos no mundo e no Brasil , uma região na Europa denominada de povos germânicos, os arianos, mil anos depois da era cristã, grupos deste lugar chegaram a Espanha, em uma grande fazenda cujo nome Vasconça, nascendo os Vasconcelos em homenagem a essa região.

Quinhentos anos atrás, devido a uma perseguição terrível pela Santa Inquisição, pois os Vasconcelos não eram cristãos, deixaram a Espanha indo para Portugal ajudaram a nobreza fundar o primeiro Estado Nacional, com objetivo de combaterem os povos islâmicos.

Por essa razão os Vasconcelos tornaram-se da nobreza togada, no começo do século dezenove, os Vasconcelos estavam no Rio de Janeiro com a família Imperial, Dom João VI, faz uma doação de milhares de alqueires de terra na região de Franca do Imperador a Francisco Adriano Machado de Vasconcelos, casado com Maria de Jesus Vasconcelos.

Dom João VI agraciou os irmãos e irmãs de Francisco Adriano Machado de Vasconcelos, doando grandes extensões de terra, em diversos Estados desta Federação, portanto, existem pessoas famosas desta genealogia.

Francisco Adriano Machado de Vasconcelos e Maria de Jesus Vasconcelos, tiveram doze filhos, entre homens e mulheres, um deles Manuel Adriano Machado de Vasconcelos, casado com Maria Fortunata de Vasconcelos.

Manuel Adriano Machado de Vasconcelos e Maria Fortunata de Vasconcelos no Triângulo Mineiro na região da Moeda Itapagipe, recebeu uma fazenda com muitos alqueires de terra, tiveram dez filhos, entre homens e mulheres, um dos filhos Cristiano Machado de Vasconcelos, irmão de Primo Machado de Vasconcelos, casado com Maria Bilica de Jesus Batista, irmã de Manuel Batista Carneiro. Eu, Edjar Dias de Vasconcelos, sou descendente direito desta última genealogia, como também da Geneologia de Manuel Batista Carneiro e Tereza Francisca de Jesus.

Cristiano Machado de Vasconcelos, casado com Maria Eugênia Crispim da Silva, pais de Maria Porfíria de Vasconcelos, casada com Francisco Batista Carneiro, tiveram diversos filhas e filhas entre eles.

Juvenal Batista de Vasconcelos, casado com Vanina Ferreira de Vasconcelos, Job Batista de Vasconcelos, casado com Maria Aparecida de Vasconcelos, Gerônimo Batista de Vasconcelos casado com Tereza Batista de Vasconcelos, Iraci Batista de Vasconcelos casada com Alcides Leonel Beraldo, Cristiano Batista de Vasconcelos casado com Dolorinda Batista de Vasconcelos, Osvaldo Batista de Vasconcelos, casado com Paixão Divina de Menezes, Ilda Batista de Vasconcelos, Altaira Batista de Vasconcelos, em verificação o nome correto do marido, Terezinha Batista de Vasconcelos, casada com José Humberto de Freitas e Ibaldo Batista de Vasconcelos.

Portanto, quase todos desta genealogia, a maioria com filhos e filhas, netos, bisnetos e tataranetos.

Entretanto, a genealogia em referência de João Batista de Vasconcelos, casado com Tereza Nunes Lacerda, tiveram filhos e filhas netos, bisnetos e tataranetos.

Os descendentes do senhor João Batista de Vasconcelos e Tereza Nunes Lacerda.

João Vasconcelos Filho, pai de Rodrigo Pereira Silva Vasconcelos e de Camila Paula Silva Vasconcelos, casado com Luiza Helena Pereira Silva.

José Vasconcelos, pai de Carolina Lacerda de Aguiar Vasconcelos, casado com Ilmara Rodrigues Lima Vasconcelos.

Tereza Vasconcelos Matos, casada com José Guido de Matos, mãe de Euller Roberto Vasconcelos Matos, filhos Guilherme Borges Matos, Miguel Moura Matos, Vitor Hugo Vasconcelos Matos, casado com Maria Isabel Vilela Peloso, filhos, José Vilela Matos, Letícia Vilela Matos, Bruno Cezar Vasconcelos Matos, falecido 11-01-2016, foi casado com Fernanda de Oliveira Barbosa filha: Ana Tereza Barbosa Vasconcelos Matos.

Luiz Antônio de Vasconcelos, pai de Luiz Faria Lacerda Vasconcelos, Priscila Faria Lacerda de Vasconcelos, Kauan Martins do Nascimento, foi casado com Silvania Maria Faria.

Pedro Vasconcelos, pai de João Guilherme Nunes Lucas Vasconcelos, João Pedro de Souza Vasconcelos, Maria Eduarda Ferreira Vasconcelos, Pietro Lucas Silva Vasconcelos.

Maria Bernadete Vasconcelos, mãe de Felipe Vasconcelos Fernandes, casado com Camila Valério Ilário Fernandes e Artur Vasconcelos Fernandes.

Sonia Aparecida Vasconcelos Ortu, casada com Júlio Cesar Ortu, mãe de Lara Vasconcelos Ortu, falecida em Setembro de 2015, mãe de Luísa Ortu de Castro e Caio Vasconcelos Ortu.

Vicente Paulo Vasconcelos, casado com Daniela Vilela Peloso Vasconcelos, pai de Matheus Vilela Peloso Vasconcelos, Lucas Vilela Peloso Vasconcelos e João Vilela Peloso Vasconcelos.

Dazio Vasconcelos, pai de Camila Almeida Ghiraldi Vasconcelos, Rafael Lacerda Chiraldi Vasconcelos, pai de Enrico Vasconcelos, Diego Fabrini Cruger Vasconcelos e Valentina Fabrini Cruger Vasconcelos.

Ricardo Vasconcelos, casado com Larissa Soares Sakr, pai de Antonela Vasconcelos Sakr e Valentina Vasconcelos Sakr.

Trabalho elaborado por: Edjar Dias de Vasconcelos, Dazio Vasconcelos, Luiz Faria Lacerda Vasconcelos e Ilda Batista de Vasconcelos.

.

.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 07/02/2022
Reeditado em 06/03/2022
Código do texto: T7446907
Classificação de conteúdo: seguro