UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES (UBT)

Um pouco de história

União Brasileira de Trovadores (UBT), com delegacias e/ou seções em quase 200 cidades do Brasil e com um organograma de presidência nacional, regional e estadual, cobrindo 16 estados do Brasil e realizando, em média, cerca de 30 a 40 concursos de trovas e/ou jogos florais por ano, além de manter um intercâmbio intenso com os trovadores de Portugal.

A TROVA é, hoje, o único gênero literário exclusivo da língua portuguesa! Originária da quadra popular portuguesa, encontrou campo fértil no Brasil, mas, só depois de 1950 começou a ser estudada e difundida literariamente.

Nesta época, um poeta do Rio de Janeiro, chamado Gilson de Castro e que, mais tarde, adotou o pseudônimo literário de LUIZ OTÁVIO, juntamente com J.G. de Araújo Jorge, começou a estudar e propagar a quadra popular brasileira, junto a um seleto grupo de poetas.

Em 1960, depois de participar de um Congresso do GBT - Grêmio Brasileiro de Trovadores, em Salvador, Luiz Otávio implantou uma série de seções desta entidade no sul do Brasil.

Pelas inúmeras diferenças em forma de poesia, acabou havendo uma separação e, em 1966 foi fundada a UBT - União Brasileira de Trovadores; trabalhando durante todo o ano de 1966, chegou-se a 8 de janeiro de 1967, quando, já previamente estabelecidas, foram fundadas, oficialmente as Delegacias e Seções da UBT, iniciando-se pela do Rio de Janeiro.

O símbolo adotado foi uma ROSA e, o padroeiro, SÃO FRANCISCO DE ASSIS.

Hoje a UBT realiza e/ou coordena concursos de trovas anuais em dezenas de cidades, entre elas: Belém, Fortaleza, Natal, Salvador, Campos, Nova Friburgo, Niterói, Barra do Piraí, Petrópolis, Cachoeiras do Macacu, Nova Iguaçu, Valença, Rio de Janeiro, Santos, Pindamonhangaba, Caçapava, Jambeiro, Itanhaém, Peruíbe, São Bernardo do Campo, Ribeirão Preto, Campinas, Amparo, Taubaté, São Paulo, Jacarezinho, Maringá, Londrina, Ponta Grossa, Bandeirantes, Curitiba, Caxias do Sul, Garibaldi, Porto Alegre, Juiz de Fora, Rio Novo, Pouso Alegre, Belo Horizonte e muitas outras.

Posteriormente, em reconhecimento pelo seu trabalho em favor da cultura, a Assembleía Legislativa do Estado de São Paulo, através de decreto-lei, oficializou 18 de julho, dia do nascimento de Luiz Otávio, como DIA DO TROVADOR.

Também a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos efetivou a data com a emissão de um carimbo comemorativo oficial.

JUDD MARRIOTT MENDES – 18/09/2017

Judd Marriott Mendes
Enviado por UBT Seção São Paulo SP em 21/05/2022
Código do texto: T7521076
Classificação de conteúdo: seguro