Hqs: A Tradição dos Sidekicks nos quadrinhos

No ano de 1940 tivemos o primeiro sidekick ou parceiro de herói Robin conhecido como Dick Grayson, um artista circense que viu os seus pais serem assassinados durante uma apresentação de circo por mafiosos em Gotham, Bruce Wayne se identificou com Dick e o adotou e treinou.

Por muitos anos o Robin se tornou referencia como sidekick , ajudando Batman prender vilões e resolver crimes.

Na Marvel tivemos em 1941 o jovem James Buchanam “ Buck “ Barnes, conhecido como Buck, um jovem garoto que perdeu o pai na 2º Guerra e posteriormente foi adotado pelos soldados da base na qual Steve Rogers estava servindo e começou a treiná-lo.

Após missões ao lado dos aliados, Buck teve a sua suposta morte quando o Capitão foi congelado, mas foi encontrado pela divisão soviética da Hydra e se transformou no Soldado Invernal, um assassino frio.

Anos mais tarde os parceiros de heróis principalmente mirins brotaram nas hqs principalmente conquistando as crianças nas décadas de 1950, 60 e 1970.

Na Editora Fawcett o herói Shazam teve como parceiro o Capitão Marvel Jr, conhecido como o jovem deficiente Freddy Freeman, um dos fãs mais famosos era o Elvis Presley.

Nos anos de 1950 e 60 a febre dos parceiros de super heróis cresceram , tanto que Flash ( Barry Allen) teve o Kid Flash ( Wally West) , Mulher Maravilha teve a Moça Maravilha ( Donna Troy), Arqueiro Verde teve o Ricardito ( Roy Harper) e Aquaman o Aqualad ( Garth), e esses respectivos parceiros formaram em 1968 , Os Novos Titãs dando um grande destaque para os sidekicks.

Nos anos de 1990 os Novos Titãs passaram por uma nova reformulação e alguns parceiros foram substituídos como Moça Maravilha que foi substituída por Cassandra Sandmask, Robin por Jason Todd e Tim Drake.

Nos anos 2000, a Marvel colocou a formação dos Jovens Vingadores, uma espécie de sucessão dos heróis, como: Wiccano ( Feiticeira Escarlate), Celere ( Mercurio) , Hulkiling ( Hulk) , Gaviã Arqueira ( Kate Bishop) , Estatura ( Homem Formiga) , Patriota ( Capitão América) e Rapaz de Ferro ( Homem de Ferro).

No Universo Mutante tivemos o caso Laura Kinney X-23 e Logan e também foi retrato no filme Logan.

Hoje vemos que os sidekicks são vitais para as historias em quadrinhos, um dos exemplos é o Arco da Morte em Família , sobre a Morte de Jason Todd e como destacou a importância dos sidekicks.

Principalmente nesses 80 anos de tradição olhamos os sidekicks como uma ferramenta de auxilio e de protagonismo

Luis Eduardo Martins Garcia
Enviado por Luis Eduardo Martins Garcia em 14/07/2023
Código do texto: T7837004
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.