A história do nascimento e evolução do positivismo como ideologia de dominação econômica.

A origem do positivismo, como a referida ideologia desenvolveu na história do pensamento filosófico.

O positivismo é a ideia de como a ciencia cognitiva, a partir da ciência do espírito, o resultado hermenêutico da análise de qualquer entendimento fenonomenológico, com caráter objetivo, fazendo recurso do funtamento do modelo científico natural.

Deste modo, o uso do método indutivo empírico, como critério da explicação da teoria da compreensão.

Como se fosse possível fazer uso da indução empírica na metodologia hermenêutica.

Com efeito, possibilidade da análise objetiva nas ciências do espírito, o que é impossível epistemologicamente, pois a objetividade só é possível nas ciencias da natureza, Biologia, Física e Química.

O que é hermenêutico, apenas ideológico, representativo e não poderá ser objetivo, devido a natureza subjetiva e parcial das ciênciais do espírito, as ciências da cognição.

Assim sendo, a verdade é inexistente, toda compreensão sustenta- na epistemologização da metodologia escolhida, Verdade e Método, Hans-Georg Gadamer, qualquer epistemologia será subjetiva, parcial e ideológica.

O método científico natural é formulado a partir do século XVIII, exatamente, no momento que nasceu a Filosofia das luzes, precisamente, o enciclopedismo.

Portanto, a ideologia de luta do liberalismo econômico, contra a sociedade católica, feudal e absolutista.

Portanto, pode se dizer que a referida Filosofia é filha da ideologia das luzes.

Com efeito, deste modo, naquele momento histórico, o positivismo como fundamento hermenêutico, no entendimento dos fatos fenomenológicos, essencialmente, utópico e revolucionário.

Hoje uma teoria epistêmica, conservadora, além de ser anti científica, como sempre foi, pois toda teoria do espírito, apenas ideológica, teoria da compreensão cultural, não explicativa, todavia, manipulativa.

O positivismo pós contemporâneo, do mesmo modo, tem como objetivo preservar, não mais o liberalismo econômico, entretanto, o neoliberalismo, como Filosofia política de dominação econômica da classe trabalhadora.

Com efeito, o novo positivismo além de anti científico, absolutamente conservador, contra as transformações sociais em direção ao social liberal, a defesa do bem estar social.

Escrito por: Edjar Dias de Vasconcelos Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - Arquidiocese de São Paulo Puc, com graduação máxima, nota dez no Exame De Universa Theologia.

Estudou latim, grego, aramaico, alemão, francês e espanhol, com formação em Filologia, formulador como tese em Astrofísica, O Princípio da Incausalidade.

Licenciado em Filosofia, Sociologia e História, formado também em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG, outras Universidades, como as Federais e o Mackenzie, estudando política.

Experiência na orientação de estudos em temas diversos. Professor convidado do Instituto Parthenon - Instituto Brasileiro de Filosofia e Educação-www.institutoparthenon.com.br

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 20/10/2023
Reeditado em 21/10/2023
Código do texto: T7913186
Classificação de conteúdo: seguro