O AMOR FAZ COM QUE EXERCITEMOS A PACIÊNCIA E A TOLER NCIA - Efésios 4.2b.

 

É triste percebermos em alguém a falta de paciência e tolerância para com os erros alheios. É algo que nos persegue sempre, pois, constantemente estamos justificando nossas inépcias e falhas e a vindicar a misericórdia a paciência e a tolerância para nós, isso porque, quase sempre, nos achamos melhores do que os outros, e aí, minimizamos os nossos pecados e atenuamos a nossas culpas. Continuamente justificamos nossas bizantinices e faltas; e, quando somos exigidos a praticar o mesmo em relação ao próximo fazemos exatamente o contrário. Queremos justiça e a aplicação da sentença. Isso porque nos falta compreender a real razão que levou aquela pessoa ao erro. Se procurássemos decifrar a alma dela certamente descobriríamos a dor que está por detrás daquele ódio, o sofrimento por trás de uma traição, o distúrbio por trás de uma violência psicoemocional, sexual ou física e aí, saberíamos desvelar e aturar com empatia o falimento alheio como nos ensina o escritor do provérbio

 

“A discrição do homem o torna longânimo, e sua glória é perdoar as injúrias” (Pv 19.11).

 

Quando procuramos compreender as pessoas em suas falhas evidenciamos o quanto somos pacientes, tolerante e longânimes. Quando somos exigidos a por em prática nossa paciência, devemos saber que o Senhor nunca requererá de nós uma quantidade de paciência que Ele já não nos tenha dado.

 

O apóstolo Paulo coloca-se como exemplo quando diz em sua primeira epístola a Timóteo no capítulo 1 verso 16:

 

“para que em mim... Jesus Cristo demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, usando-me como um exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna”.

 

Quando Cristo corporalmente habita em nós passamos a ter uma maior capacidade de nos condescender com os outros em suas deficiências e fraquezas, principalmente com aqueles que nós dissemos amar. Uma vez que a bíblia diz que o amor é paciente logo podemos afirmar que a impaciência é exatamente a falta de amor. Então se eu digo amar uma pessoa eu preciso provar esse meu amor exercitando a paciência e a tolerância para com ela entendendo que Deus nos criou distintamente com diversas capacidades de ação e nos deliberou a cada um para uma diferente missão na vida.

 

Nenhum de nós é igual ao outro. Temos diversas histórias e formação. Estamos em variados estágios na escola da vida e em nossa espiritualidade. Temos gostos alterados e alternados e, cada um de nós, agirá sempre de forma singular quando solicitado para uma ação. É assim que somos, e é assim que funciona.

 

Quando exercitamos a paciência temos nossas perspectivas aumentadas e passamos ver as diferenças como ponto positivo e forte e não como sinal de fraqueza. Razão que levou o apóstolo dos gentios, Paulo, e dizer:

 

“Aceitem entre vocês que é fraco na fé sem criticar as opiniões dessa pessoa” (Romanos 14.1).

 

O que a palavra do Senhor está nos dizendo é que devemos praticar a tolerância e a paciência para com aqueles a quem julgamos piores do que nós. Agora, preste atenção, qualquer um de nós pode ser paciente quando nos é conveniente, todavia é preciso que sejamos pacientes, principalmente, quando nos custar algo, quando nos é difícil exercitá-la, exemplo: com aquela pessoa que já permanece no mesmo erro praticado várias vezes consecutivas. E aí, é difícil? Sim! Entretanto, essa é a paciência e a tolerância validas. Ser paciente meu caro leitor amigo exige de nós um preço. É colocar nossa agenda de lado, entregar os nossos direitos e receber o outro de braços abertos e coração limpo.

 

Sabe qual é a maneira mais fácil de praticar a paciência e a tolerância? Ouvindo os outros. Aprenda a ouvir as pessoas cuidadosa e amorosamente. Fale menos de si, e ouça mais. Importe-se com os problemas das pessoas. Dê-lhes atenção! A bíblia diz que “Quem responde antes de ouvir comete insensatez e passa vergonha” (Provérbio 18.13). Isso implica em dizer que nós não devemos concluir nem impor juízo de valor sobre o que alguém fez, ou que ouvimos antes de saber os dois lados da história. Deus nos criou com dois ouvidos e uma só boca, talvez para dizer para nós que precisamos ouvir duas vezes antes de falarmos uma. Entendeu? Você é impaciente? Estúpido dentro de casa com a sua família? Mude! Comece fazendo a seguinte pergunta a você: o que me faz ser uma pessoa impaciente e grossa? O que posso fazer a fim de compreender melhor as pessoas para que eu não perca a paciência com elas? Será que eu preciso ouvi-las mais e procurar entender toda a história? Tenho sido tolerante e paciente com as pessoas como tenho exigido que elas fossem comigo?  Meu caro leitor amigo, a palavra do Senhor nos diz que “o amor é paciente, o amor é bondoso”. Isso quer dizer que o amor tudo suporta e, durante muito tempo.

 

 

E quando você for perder a paciência com alguém ou com algo, lembre-se se uma coisa: Jesus Cristo tem sido paciente, tolerante e longânimo para com você.

 

 

Que Deus em Cristo nos dê uma semana abençoada em Sua presença.

 

 

Autor: rev. Jeovam A. Dos Santos